António Pedro Vasconcelos, um dos mais importantes cineastas portugueses, faleceu esta segunda-feira, dia 5 de março de 2024, aos 85 anos. Nascido em Leiria, em 1939, Vasconcelos estudou Direito na Universidade de Lisboa, mas rapidamente se dedicou ao cinema. Fundou o Centro Português de Cinema e integrou o Cinema Novo Português, movimento que marcou a história do cinema português na década de 1970.

A sua obra cinematográfica é vasta e diversificada, abrangendo géneros como o drama, a comédia, o thriller e o documentário. Entre os seus filmes mais emblemáticos estão "Perdido por Cem" (1973), "O Lugar do Morto" (1984), "Jaime" (1999) e "A Vida Invisível" (2019).

Vasconcelos era um cineasta inovador e criativo, que sempre procurou explorar novas formas de expressão cinematográfica. Os seus filmes são caracterizados por uma forte componente social e política, e por uma grande sensibilidade humana. O seu trabalho foi premiado em diversos festivais internacionais de cinema, e contribuiu para a internacionalização do cinema português.

AntonioPedroVasconcelos02

Nos últimos meses, e nomeadamente desde que faleceu o seu filho Diogo Vasconcelos, em Julho de 2023, aos 48 anos, vítima de um acidente com um trator, António Pedro Vasconcelos deixou-se vencer pela velhice e por uma pneumonia que lhe retirou anos de vida em meses, acabando por ser consumido também pelo desgosto da partida do seu filho. 

No cinema português, António Pedro Vasconcelos deixa um legado incontornável, sendo certo que a sua obra continuará a inspirar novas gerações de cineastas.

LusoCultura
PUB
600 90 rodape

 

Pin It