170831-PorFaroe-01Três golos de Cristiano Ronaldo, um golo de William Cavalho e um outro do regressado Nelson Oliveira, permitiram a goleada de Portugal às Ilhas Faroe por 5-1, no Estádio do Bessa , em jogo da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo na Rússia em 2018. Do lado da turma visitante marcou Baldvinsson, num remate indefensável quando Portugal já vencia para 2-0, chegando o jogo ao intervalo com a vantagem mínima para a Turma das Quinas por 2-1 e a ser necessário um golo luso para acautelar surpresas desagradáveis. Esse golo chegou mesmo, acabando Portugal por fazer mais dois a selar a marca final de 5-1.

Para este jogo, o seleccionador Fernando Santos teve algumas contrariedades como um impedimento de última hora de Bruno Alves por indisposição, o qual teve que dar o seu lugar a José Fonte ao lado de Pepe no eixo da defesa. Nas laterais do sector mais próximo do guarda-redes Rui Patrício jogaram Cédric e Eliseu, com William Carvalho na posição seis, ele que nem sequer tem jogado no Sporting alegamente por lesão, ainda Bernardo Silva, João Moutinho e João Mário na linha média e também André Silva e Cristiano Ronaldo lá na frente. Dispensado da convocatória por se encontrar lesionado, e porque viajou entretanto para Inglaterra para resolver o seu futuro imediato, foi Adrien Silva que, ao que tudo indica, terá ido ao Reino Unido assinar um contrato com a turma do Leicester.

De volta ao jogo, Portugal dominou quase por completo o jogo frente a este "pacato" adversário, e apenas dizemos "quase" porque, na verdade, na única oportunidade em que um dos seus jogadores visou a baliza de Portugal conseguiu mesmo marcar. Antes porém, Portugal colocou-se em vantagem bem cedo, mais propriamente aos três minutos, quando Ronaldo apareceu a responder a um cruzamento de Bernardo Silva com um pontapé de bicicleta para um primeiro golo particularmente vistoso. O capitão da Turma das Quinas ficava assim a um golo de igualar Pelé na sexta posição dos jogadores com mais golos em jogos de selecções, assinando o seu 76º com as Quinas no peito. E se Portugal entrava na partida da melhor forma, a noite era mesmo do "nosso" CR7 que, mesmo a cumprir um castigo no futebol espanhol, mostrou por cá porque é o melhor jogador do Mundo.

170831-PorFaroe-02

170831-PorFaroe-03

Aos 29 minutos, na transformação de uma grande penalidade cometida sobre João Mário, Cristiano Ronaldo fez assim o segundo golo do jogo passando a somar 77 golos em partidas da Selecção. A selecção das Ilhas Faroe, que no primeiro jogo perdera por 6-0, conseguiu então o que parecia pouco provável, que foi festejar um golo, levando o jogo para o intervalo com o resultado de 2-1. Porém, na segunda parte, ao minuto 58', Cristiano Ronaldo não marcou mas deu a marcar, assinando o cruzamento que levou a bola teleguiada para a cabeça de William Carvalho que não falhou.

Portugal vencia por 3-1, tudo estava resolvido, mas o público do Bessa, mais de 25 mil espectadores, queria mais, e a Turma das Quinas fez a vontade dos adeptos com Cristiano Ronaldo a ultrapassar Pelé com o seu golo 78 na Selecção para o 4-1, aos 65 minutos, num lance em que foi agora a vez de William Carvalho retribuir a assistência que permitira o terceiro de Portugal no jogo. O médio do Sporting, sem acusar qualquer problema físico em todo o jogo, fez um passe a encontrar Cristiano Ronaldo e este, após desviar dois adversários da sua frente, fez o 4-1 de uma forma aparentemente fácil.

À beira do final do jogo, Fernando Santos opera a terceira e última substituição na sua equipa, faz entrar Nelson Oliveira para o lugar de André Silva (antes já haviam entrado Ricardo Quaresma e André Gomes, respectivamente para os lugares de João Mário e João Moutinho) e pouco depois, no primeiro lance em que o avançado surge com presença activa, Cristiano Ronaldo faz um primeiro remate interceptado por um defesa contrário, a bola sobra para a frente de Nelson Oliveira e este só tem que encostar para o quinto golo português da noite, fechando assim o resultado em 5-1.

170831-PorFaroe-04170831-PorFaroe-05170831-PorFaroe-06

A Selecção de Portugal cumpriu assim o que lhe era exigido, que passava por uma vitória sobre a turma das Ilhas Faroe, fê-lo com um resultado convincente que como já havia acontecido na primeira partida entre as duas selecções, e só tem agora que apontar o foco da sua concentração para o jogo do próximo domingo em Budapeste, frente à selecção da Hungria, um jogo que será certamente mais complicado do que foi este no Estádio do Bessa. Jogadores como Danilo, Bruno Fernandes e Gelson Martins, poupados nesta partida, poderão ser chamados à titularidade na Hungria, mas sobre isso teremos que esperar até domingo, pelas 19h45, para vermos entrar em campo o "onze" de Portugal que for escalado para esse jogo.

Para já, e para além do triunfo de Portugal por 5-1 sobre as Ilhas Faroe neste grupo B, a Suíça venceu Andorra por 3-0, com dois golos marcados pelo benfiquista Seferovic, enquanto que a Hungria, com quem iremos jogar no domingo, venceu em casa a turma da Letónia por 3-1. A Suíça lidera o grupo B com 21 pontos, Portugal está na segunda posição com 18, aparecendo depois a Hungria já a distância considerável com apenas 10 pontos. As Ilhas Faroe com 5 pontos, Andorra com 4 e Letónia com 3 surgem assim nos últimos lugares da tabela classificativa sem qualquer possibilidade de apuramento para uma fase final em que apenas uma selecção terá garantido o apuramento directo.

reportagem: Jorge Reis
fotos: reprodução ©Twitter 

Pin It