Mais uma aposta... com muito trabalho!

Mais uma aposta... com muito trabalho!

Está aí o LusoNotícias, o mais recente canal de informação online lançado pela LusoSaber, Informação e Comunicação Lda.

LNotQuando, em 2003, depois de três anos de "testes" e ensaios, apostei no LusoMotores como caminho profissional, muitos chamaram-me de louco, inconsciente mesmo

tendo em conta que menos de dois meses antes tinha nascido o Diogo, o meu primeiro filho. A internet, onde se movimentava o LusoMotores, era um mundo de interrogações, tal como ainda é hoje em dia, mas naquela altura muito menos explorado e sobre o qual era possível questionar se seria aquele o caminho. Porém, dez anos decorridos, tantos quantos tem de vida o Diogo, uma década passada após aquela opção e mais de 13 anos sobre o lançamento inicial do LusoMotores, a verdade é que este projecto caminhou, vingou, hoje anda pelo próprio pé, está vivo, e não me competindo a mim dizê-lo já que sou defensor em causa própria, está vivo e recomenda-se (ou pelo menos eu recomendo-o!).

As dificuldades, porque também as houve, e continuam hoje em dia como em qualquer projecto, têm servido, afinal, para dar maior força e mesmo alguma alegria quando acabam por ser superadas, e o crescimento, certamente mais lento do que o desejaria, tem sido constante e, mais importante do que isso, consolidado. Depois, com o fenómeno das redes sociais, foi possível encontrar do outro lado dos computadores com que a pequena equipa da LusoSaber trabalha os rostos daqueles que nos lêem, dos que nos acompanham no dia-a-dia, para os quais trabalhamos, sejam meros leitores, parceiros, colaboradores ou "players" nos mercados em que nos movimentamos e sobre os quais noticiamos.

Pelo caminho, muito continuam a perguntar "como é que consegues!?" e a resposta, por presunçosa que pareça a uns, ou evasiva que pareça a outros, é a mais simples e a mais real que posso continuar a dar: com muito trabalho!

De facto, é com muitas horas de trabalho, bem mais do que o horário normal (ou mesmo anormal) que teria (e já os tive) num qualquer jornal, muitos quilómetros de estrada, aqui e ali muita ginástica financeira, que tem sido possível manter o barco à superfície. É também com muitas horas tiradas à família - obrigado Salomé, Diogo e Maria -, mas também com o seu apoio incondicional enquanto indispensável base a cada dia que passa, que tem sido possível andar em frente a cada dia que passa.

Pelo meio, há que lutar contra aqueles que apostam na Internet mas que na prática a ignoram, preferindo evitar cisões com o tradicionalismo bacoco (ou apostando em cisões com a realidade). Há que lutar ainda contra oe que ignoram os pequenos Davides apostando em Golias, pelo menos até que os Golias fechem ou apostem em despedimentos colectivos. Há que lutar contra aqueles que nos dão palmadinhas nas costas com o paternalismo próprio de quem gosta de ser apenas socialmente correcto esquecendo o nosso nome logo que viram a esquina, ou mesmo antes. Há que lutar ainda contra aqueles que pensam que o poder a inteligência flui apenas para o seu lado e acham que sem eles nada mais cresce ou vinga. Afinal, pelo meio, tal como no início e, certamente, no final se e quando um dia chegar, há que lutar sempre, contra aqueles que nos prejudicam até sem por vezes darem por isso, mas tem sido desse modo que o projecto que adoptou o nome de LusoSaber tem caminhado a cada dia e será assim que irá continuar a caminhar, sem hostilizar ninguém, mas também sem se vergar a ninguém, apostando apenas na capacidade de trabalhar e querer vencer.

O mais recente episódio dessa luta chama-se LusoNotícias, o novo website da LusoSaber que pretende ser um ponto de referência na informação generalista. Com meios reduzidos, ou pelo menos mais reduzidos do que gostaríamos, não iremos querer combater nada nem ninguém, mas tão só criar o nosso espaço, com informação construída com base na verdade e na capacidade de ser objectivo. Vamos ter opinião porque somos gente que pensa, mas vamos em primeira instância fazer jornalismo, isento e imparcial, porque é essa a formação que me trouxe até aqui, e é essa igualmente a formação daqueles que comigo abraçaram mais este projecto.

Para breve, e depois deste LusoNotícias, outros projectos serão lançados nesta plataforma que é a Internet, tendo todos eles sido já "apresentados" nesse palco dos tempos modernos que é o Facebook. Entretanto, até lá, mas naturalmente depois desses lançamentos, a resposta à pergunta "como consegues" continuará a ser dada da mesma forma: "com muito trabalho!"

JorgeReis

Jorge Reis

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.