Tornado junto à costa da Ericeira

Tornado junto à costa da Ericeira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera já confirmou que o fenómeno que se viu ao largo da Ericeira era mesmo um tornado

Tornado junto à costa da EriceiraUm tornado formou-se, sexta-feira à tarde, junto à costa da Ericeira, com o fenómeno a ser captado em vídeo e a ser colocado no YouTube . O Instituto Português do Mar e da Atmosfera atribuiu-lhe a classificação de tornado, depois de analisados os registos de um radar e as imagens que surgiram na comunicação social.

O alerta foi dado por um vídeo colocado no YouTube por volta das 18:00, onde era possível ver um grande tornado no mar, na zona da Ericeira. O fenómeno foi captado às 17:00 de sexta-feira, de acordo com o utilizador que publicou o vídeo [o qual pode ser visto no final deste artigo].

O fenómeno já foi confirmado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que explica em comunicado que estes casos são pouco comuns em Portugal, mas uma análise preliminar confirma que este fenómeno esteve associado a um sistema convectivo multicelular que se formou sobre o mar e que foi bem identificado através do radar meteorológico de Coruche/Cruz do Leão.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera acrescenta que, para além deste tornado no mar, foram registados nos últimos dois dias outros fenómenos extremos de vento nas zonas de Constância e Ferreira do Zêzere.



foto e vídeo: DR

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.