Ivete Sangalo e Nile Rodgers no Rock in Rio
Hoje é Terça-Feira, 19 de Setembro de 2017

Ivete Sangalo e Nile Rodgers no Rock in Rio

A 25 de Maio, Ivete Sangalo vai encerrar a noite e Boss AC e Aurea actuarão em dueto, enquanto a 1 de Junho será a vez de Nile Rodgers

Ivete SangaloA organização do Rock in Rio-Lisboa anunciou a presença de Ivete Sangalo e do dueto inédito de Boss AC e Aurea, no dia 25 de Maio, e ainda de Nile Rodgers e da banda Chic, no dia 1 de Junho , pela primeira vez no evento realizado no Parque da Bela Vista, em Lisboa.

Na festa do 10º aniversário do evento em Portugal, não podia faltar o ritmo dançante e a energia poderosa de Ivete Sangalo, a única cantora brasileira que actuou em todas as edições do Rock in Rio-Lisboa e que está a comemorar 20 anos de carreira, pelo que lhe caberá a missão de encerrar o Palco Mundo no dia 25 de Maio, após o concerto do cabeça-de-cartaz Robbie Williams.

A última vez que a cantora baiana actuou em Portugal foi em 2012, precisamente no Rock in Rio-Lisboa. Para assinalar os 20 anos de carreira, Ivete Sangalo gravou, recentemente, o seu quinto DVD, na Arena Fonte Nova, em Salvador, com a participação de Alexandre Pires, Bell Marques, Saulo e Alexandre Carlo, do Natiruts. Com 10 álbuns lançados na sua carreira a solo, Ivete tem mais de 6 milhões de CDs e DVDs vendidos em todo o mundo, tendo já actuado com artistas como Brian McKnight, Gilberto Gil, Alejandro Sanz, Juan Luis Guerra, Juanes e Shakira.

Boss AC e Aurea estreiam-se em dueto

AureaNo mesmo dia, o Palco Mundo abre com uma actuação única, com Boss AC e Aurea a actuarem pela primeira vez em dueto. Neste concerto, que está já confirmado repetir-se no Rock in Rio 2015, os dois artistas vão mergulhar nas influências dos seus estilos musicais, criando uma dinâmica única e apresentando canções de ambos. O soul e o rap vão unir-se numa sinergia surpreendente de dois ícones das suas gerações.

Recorde-se que esta não é a estreia de Aurea no Rock in Rio: ainda em Setembro passado, na edição do Rio de Janeiro, Aurea actuou em dueto com os The Black Mamba, num concerto que recebeu rasgados elogios da imprensa brasileira e que surpreendeu o público presente. Com apenas 26 anos, Aurea é já um dos grandes nomes da música portuguesa. No ano 2010, lançou o seu primeiro álbum “Aurea”, que conquistou o primeiro lugar no top nacional de vendas, do qual permaneceu inalterável durante nove semanas e conquistou dupla platina. Em 2011, ganhou o Globo de Ouro na categoria de Melhor Intérprete Individual e, no mesmo ano, venceu a categoria “Best Portuguese Act”, nos MTV Music Awards. O segundo álbum “Soul Notes”, editado em 2012, foi um sucesso junto do público, com canções como “Scratch My Back” e “Star”.

Boss ACPor seu turno, Boss AC é um dos pioneiros do rap em Portugal, dono de uma extraordinária capacidade de descrever sentimentos e de os transformar em música. Começou nos anos 80 e já vai no quinto álbum de originais. O seu álbum de estreia, “Mandachuva”, de 1998, foi gravado nos Estados Unidos, o segundo, “Rimar contra a Maré”, surgiu em 2002 e, em 2005, lançou "Ritmo, Amor e Palavras". O quarto trabalho, “Preto no Branco”, lançado em 2009, conta com participações de Olavo Bilac, Valete e um dueto com a fadista Mariza em “Alguém me ouviu”, enquanto o quinto álbum, lançado em 2012, “AC Para os Amigos”, conta com o êxito “Sexta-Feira”. Temas como “Princesa”, “Baza, Baza”e “Acabou” são bem conhecidos dos fãs.

O rapper já participou no Rock in Rio em Lisboa e no Brasil. Actuou na edição lisboeta em 2008 em dueto com António Vitorino e em 2010 com o angolano Yuri da Cunha. Também esteve na edição brasileira em 2011, no Rio de Janeiro, onde teve oportunidade de cantar em dueto com a brasileira Paula Lima e o norte-americano Afrika Bambaataa.

Nile Rodgers e banda Chic animam evento a 1 de Junho

Nile RodgersNo dia 1 de Junho, para o qual estão já confirmados Jessie J e Justin Timberlake, é a vez de subirem ao palco Nile Rodgers e a banda Chic. Guitarrista, compositor e um dos produtores musicais mais influentes na história da música pop, a mais recente colaboração de Nile Rodgers foi no último álbum dos Daft Punk, que entrou directamente para o top com a música “Get Lucky”, um sucesso estrondoso em todo o mundo, que foi número um do top do iTunes em 106 países.

Foi com os Daft Punk que o guitarrista ganhou, em Janeiro, três Grammy Awards: Álbum do Ano, Melhor Gravação do Ano e Melhor Performance Pop em Duo ou Grupo. Os três protagonizaram, com Stevie Wonder, um dos momentos mais marcantes da cerimónia dos Grammy Awards 2014, ao interpretarem um medley de “Get Lucky”, “Le Freak” e “Another Star”.

O ano de 2013 revelou-se de enorme sucesso para Nile Rodgers, que, aproveitando a luz dos holofotes pela sua colaboração com os Daft Punk, trouxe de novo a sua banda Chic para as luzes da ribalta. Nos últimos meses, os seus concertos têm conquistado novos fãs um pouco por todo o mundo, fazendo as gerações mais jovens renderem-se ao disco sound e ao funk.

A carreira de Nile Rodgers teve início nos anos 70, precisamente como fundador dos Chic, que atingiram a notoriedade com músicas como “Dance Dance Dance”, “Everybody Dance”, “Le Freak! (Aw Freak Out!)” ou “We Are Family”. Após o sucesso inicial da banda, Nile Rodgers e Bernard Edwards, também dos Chic, escreveram e produziram grandes êxitos para Diana Ross e as Sister Sledge.

Rodgers produziu ainda o álbum mais vendido de David Bowie, “Let’s Dance!”, e foi guitarrista de Madonna, que vendeu mais de 20 milhões de discos com o álbum “Like a Virgin”, tendo trabalhado ainda com diversos artistas de renome, como Aretha Franklin, Eric Clapton, Mick Jagger, Duran Duran, INXS, Peter Gabriel, Britney Spears, Joss Stone e Maroon 5, produzindo e participando em álbuns que foram recordes de venda.

A edição de 2014 do Rock in Rio-Lisboa vai realizar-se nos dias 23, 25, 30 e 31 de Maio e 1 de Junho, no Parque da Bela Vista. Além de Ivete Sangalo, Boss AC e Aurea e Nile Rodgers e Chic, estão já confirmadas as seguintes presenças: Robbie Williams, no dia 25 de Maio; Capital Inicial, Queens of the Stone Age, Linkin Park e DJ Steve Aoki, a 30 de Maio; a Homenagem a António Variações e os Arcade Fire, a 31 de Maio; Jessie J e Justin Timberlake, a 1 de Junho.

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.