Intercâmbio em Oeiras reúne jovens de cinco países

Intercâmbio em Oeiras reúne jovens de cinco países

Jovens lusos, búlgaros, estonianos, franceses e malteses vão juntar-se no Jamor para 11 dias de actividades de desenvolvimento social

Intercâmbio em Oeiras reúne jovens de cinco paísesA ProAtlântico – Associação Juvenil irá receber, entre os dias 2 e 13 de Agosto, um grupo de 31 jovens, com idades entre os 18 e os 25 anos, provenientes de cinco países europeus , que chegam a Oeiras para participar no intercâmbio europeu “A Mudança nas Minhas Mãos”, através do Programa Juventude em Acção, que conta com financiamento da Comissão Europeia.

PUB

Durante o período da iniciativa, jovens portugueses, búlgaros, estonianos, franceses e malteses vão juntar-se no Jamor para 11 dias de actividades de desenvolvimento social. Cada país irá preparar workshops sobre temas ligados à cidadania activa e falará sobre as oportunidades existentes na Europa e sobre as semelhanças e diferenças entre países, culturas e povos.

De acordo com a entidade organizadora, os pontos altos deste intercâmbio serão a realização de um “flash mob” e de uma campanha de recolha de alimentos a favor de instituições de solidariedade social do concelho de Oeiras, que terá lugar a 9 de Agosto, entre as 09:00 e as 13:00, no hipermercado do centro comercial Oeiras Parque.

“Trata-se de uma forma de sensibilizar os participantes para os problemas sociais existentes na nossa sociedade, mas mais do que isso levá-los a interagir com uma população que é muitas vezes marginalizada, mas que também faz parte da Europa. Houve também um cuidado especial em integrar jovens com menos oportunidades (derivadas de dificuldades de interacção social, famílias desestruturadas, problemas de comportamento ou com dificuldades financeiras). Para estes jovens será a primeira vez que irão participar num projecto europeu”, explica a ProAtlântico, em comunicado.

No âmbito deste intercâmbio, os jovens participantes serão ainda convidados a participar em actividades desportivas como orientação, ténis, mini-golfe, canoagem, tiro com arco, jogos tradicionais, vela, entre outras, tendo ainda a oportunidade de ir à praia, visitar Oeiras, Lisboa e Sintra. Além disso, cada grupo será responsável por organizar uma “noite intercultural”, onde irá apresentar aos outros um pouco da cultura e da gastronomia do seu país.

“Esta é uma oportunidade de enriquecimento para todos os participantes, mas também para a comunidade local”, refere ainda a nota da ProAtlântico, completando: “No final do intercâmbio, espera-se que os jovens se tornem mais conscientes do seu papel na sociedade e entendam a importância do Diálogo Intercultural para alcançarmos uma Europa mais inclusiva”.

Intercâmbio em Oeiras reúne jovens de cinco países

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.