O que é o cancro? O portal Onco+ explica

O que é o cancro? O portal Onco+ explica

O projecto é apresentado sábado, a partir das 15:00, no Rossio, em Lisboa

onco1Tem como objetivo permitir que a população, em geral, e os doentes oncológicos e seus familiares/cuidadores, em particular, tenham acesso a informação rigorosa e científica , de forma a compreenderem e conviverem com o que significa cancro. O projecto Onco+ é apresentado no sábado, dia 4 de Outubro, no Rossio, em Lisboa.

PUB

No Onco+ será possível a informação nos dois sentidos: aumentar os seus conhecimentos mas também partilhar experiências, dúvidas, receios ou até a simples recolha de informação.

A equipa multidisciplinar que desenvolve e gere o Onco+ dispõe de profissionais qualificados nas várias áreas. Os responsáveis pela iniciativa pretendem partilhar informação credível, de qualidade e útil para todos os que querem conhecer mais sobre a doença oncológica.

cancro Pancreas

O portal funciona como um “guia” sobre a doença oncológica, facilitando informação sobre os tipos de cancro, definição da doença e até meios de tratamento. Um exemplo: “O cancro é uma doença que se caracteriza pela reprodução descontrolada das células e têm um crescimento não regulado que invade e interfere com a normal função de tecidos e órgãos envolventes. Mas se o material genético contém a informação para todas as funções e atuações de cada célula o que acontece? É precisamente esse o problema, a medicina celular e molecular sabe hoje que o cancro resulta de alterações deficientes nos genes que se chamam mutações, estas mutações ocorrem nos genes responsáveis por controlar a reprodução celular. Os genes que desencadeiam o cancro são designados de oncogenes ou protooncogenes, os quais possuem material que potencia a divisão celular e são bastante recetivos a fatores de crescimento. Então resumindo, o cancro resulta de um crescimento descontrolado de células anómalas num determinado local do corpo”.

Pode consultar o portal em www.oncomais.pt

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.