Évora vai ter um novo complexo desportivo

Évora vai ter um novo complexo desportivo

Projeto promovido pelo IPDJ irá contar com uma pista de atletismo e um campo de râguebi

quinta, 09 julho 2015

évora praça do giraldoÉvora vai deixar de ser a única capital de distrito que não dispõe de uma pista de atletismo . O antigo hipódromo da cidade vai ser transformado em complexo desportivo, com uma pista de atletismo e um campo de râguebi.

PUB

O projeto é promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e irá envolver um investimento de 1,5 milhões de euros, provenientes da INALENTEJO e de fundos comunitários.  

"Fica colmatada uma deficiência enorme, que era a capital de distrito não ter uma pista de atletismo", congratulou-se o secretário de Estado do Desporto e Juventude, Emídio Guerreiro, no final da cerimónia de lançamento da construção da nova infraestrutura desportiva.

António Dieb, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, reconheceu que este projeto "tem um impacto muito relevante" na cidade de Évora, por ser "a única capital de distrito que não tinha uma infraestrutura de prática desportiva de atletismo, râguebi e desporto de lazer".

"Além de ser uma infraestrutura necessária, de custos reduzidos e fácil sustentabilidade futura, vai ser construída em quatro meses", destacou o responsável, prevendo que a sua inauguração ocorra até 31 de outubro deste ano.

Está prevista uma pista de atletismo com seis corredores de 400 metros, fosso de água, duas pistas para o salto com vara e salto em altura e um setor para a disciplina de lançamentos. O projeto inclui a construção de um edifício de apoio, com balneários para atletas e árbitros, um dos quais preparado para pessoas com mobilidade reduzida, posto médico, arrecadação de material desportivo, instalações sanitárias, sala de acolhimento e áreas técnicas.

No espaço, que tem uma área total de cerca de 54.500 metros quadrados, vai ser instalado um campo de râguebi com relva sintética e dimensões que satisfazem os requisitos técnicos estabelecidos pela Federação Internacional de Râguebi.

Trata-se de um equipamento fundamental para a cidade de Évora, que conta com o interesse das associações desportivas e que há vários anos é uma expectativa da população. A requalificação do terreno do hipódromo de Évora sempre foi um dos objetivos, numa perspetiva de reaproveitamento e redefinição do espaço

A melhoria da envolvente da futura infraestrutura desportiva, a criação de percursos de manutenção e a construção de uma vedação e de um parque de estacionamento são outras das intervenções previstas.

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.