Média a Matemática volta a ser negativa

Média a Matemática volta a ser negativa

Mais de metade dos alunos do 9º ano chumbaram a Matemática (48%) enquanto o Português se mantém positivo (58%)

alunos exameForam divulgados os resultados da primeira fase das provas finais do 3º ciclo (9º ano) e a média a Matemática desceu novamente para valores negativos, na ordem dos 48% , três pontos percentuais abaixo do valor registado no ano passado. Na disciplina de Português, a média subiu para os 58%, três pontos acima do valor registado no ano lectivo de 2013/2014.

PUB

A Matemática, dos 95 mil alunos que fizeram o exame, 47.710 teve negativa, ou seja, 32% chumbou. Os alunos pioraram em praticamente todos os domínios, quando comparado com o ano transacto. Só mesmo a números e operações obtiveram uma média ligeiramente superior (55%) ao ano passado (51%). Mas foi a geometria (42%) e a álgebra (49%) que os estudantes pontuaram pior.

A Português, a outra disciplina a que os alunos do 3.º ciclo do ensino básico prestam provas finais, as reprovações rondam os 10%, de onde se destaca a descida no domínio da gramática, de 51% em 2014 para 42% este ano. No entanto, houve melhorias significativas na leitura (mais sete pontos percentuais) que subiu até aos 70% e na escrita (mais cinco pontos percentuais) que atingiu os 67%.

"O Ministério da Educação e Ciência salienta que estes resultados mostram ainda a existência de uma percentagem elevada de alunos com dificuldades significativas nestas disciplinas estruturantes, o que vem confirmar a necessidade de as escolas identificarem cada vez mais cedo essas dificuldades nos primeiros anos do ensino básico, aplicando as medidas de apoio definidas e implementadas pelas escolas desde 2012", refere o ministério em comunicado.

As provas finais do 3.º ciclo do ensino básico de 2015 foram realizadas em 1.279 escolas e estiveram envolvidos nestas provas cerca de 95 mil alunos e 10 mil professores vigilantes e pertencentes aos secretariados de exames, bem como 4.557 professores classificadores.

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.