António Costa visita Cabo Verde

António Costa visita Cabo Verde

O primeiro-ministro português foi recebido pelo homólogo cabo-verdiano para iniciar uma "nova era de cooperação"

antonio costa 3António Costa está em Cabo Verde para iniciar uma “nova era de cooperação”. Este é o primeiro país estrangeiro que visita enquanto primeiro-ministro .

PUB

Na Cidade da Praia, capital de Cabo Verde, António Costa tinha à sua espera o primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, no cargo há 12 anos.

José Maria Neves, que não se vai recandidatar às eleições legislativas de Março, afirmou ainda no aeroporto Nelson Mandela que a visita de António Costa é muito importante: “É uma visita também simbólica porque é a primeira realizada pelo primeiro-ministro de Portugal a um país estrangeiro, o que demonstra a excelência das relações entre os nossos dois países.”

O primeiro-ministro português agradeceu as palavras e retribuiu o gesto: “Vamos, nesta viagem, abrir o processo de elaboração do novo Plano Estratégico de Cooperação. E quisemos fazê-lo ainda durante o governo do primeiro-ministro José Maria Neves, que, ao fim de três mandatos, reconhecemos os diversos gestos de grande amizade que teve para com Portugal.”

Costa acrescentou ainda que quis iniciar o novo ciclo de cooperação com José Maria Neves por tudo o que este fez pela amizade entre os dois países: “Ao lançarmos este novo ciclo de cooperação, quisemos fazê-lo ainda com um governo de um velho amigo, a quem aproveitamos também para agradecer tudo aquilo que fez pela amizade entre os nossos dois países, pelo fortalecimento da CPLP, pela parceria estratégica entre a UE e Cabo Verde".

As energias renováveis, o ensino superior, a ciência e a inovação, o desenvolvimento empresarial, as tecnologias de informação e a economia do mar são as áreas que os dois políticos pretendem desenvolver mutuamente.

“Esta é uma área em que Portugal está muito avançado e nós podemos trabalhar em conjunto para, nos próximos anos, dar um salto grande nesta cooperação”, asseverou José Maria Neves.

“É uma visita que é extremamente importante e simbólica, que mostra não só o grande afecto que existe entre Cabo Verde e Portugal mas também a vontade e a determinação forte de continuarmos a reforçar as excelentes relações que existem entre os nossos dois países”, finalizou.

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.