Lista de jihadistas ainda não está na posse da PJ

Lista de jihadistas ainda não está na posse da PJ

A lista que contém nomes de 22 mil jihadistas ainda não está na posse das autoridades portuguesas

estadoislamicogettyimagesA lista de jihadistas que as autoridades alemãs e inglesas têm na sua posse ainda não chegou às autoridades portuguesas .

PUB

De acordo com o Diário de Notícias, a lista dos 22 mil nomes relacionados com o Daesh, ainda não se encontra na posse da Polícia Judiciária, nem sequer dos serviços de informações portugueses.

Uma fonte oficial da PJ admitiu que “está a analisar a situação da lista, mas ainda não a tem”.

A Sky News confirmou estar na posse de milhares de documentos referentes a militantes do Daesh, onde se encontram nomes, moradas, contactos próprios e da família dessas pessoas. A polícia federal alemã confirmou a autenticidade desses documentos, sendo que as autoridades inglesas fizeram o mesmo. Ambas estão a analisar e avaliar os dados.

Já em Portugal, os serviços secretos e investigadores encontram-se à espera de ter acesso à lista. Contudo, a espera promete ser longa, pois nestas situações, os dados só são divulgados às autoridades de outros países, depois das entidades que têm acesso à informação analisarem e garantirem a cidadania de cada um.

A preocupação principal da PJ é verificar os nomes portugueses, principalmente os que residem em Portugal e verificar quem os recrutou e como.

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.