ONU quer avanços nas negociações de paz na Síria
Hoje é Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2017

ONU quer avanços nas negociações de paz na Síria

O mediador da ONU para as negociações de paz na Síria advertiu que pode incluir os Estados Unidos e a Rússia nas conversações

staffandemisturaA Organização das Nações Unidas vai recorrer aos Estados Unidos da América e à Rússia, caso não haja avanço na negociação de paz na Síria, avançou o mediador da ONU, Staffan de Mistura .

PUB

O mediador asseverou que se não houver avanços entre o governo e a oposição síria relativamente às negociações de paz, este recorrerá às potências mundiais que apoiam cada lado com o intuito de chegar a uma solução.

Em conferência de imprensa, de Mistura lembrou: “Se não observarmos vontade de negociar - embora esperemos que haja -, levaremos o assunto outra vez aos que têm influência, Estados Unidos e Rússia, e ao Conselho de Segurança.”

“A ONU vai facilitar, intermediando, estimulando o processo, mas realmente os que têm o poder de obter a paz são os membros do ISSG (Grupo Internacional de Apoio à Síria), os membros do Conselho de Segurança e obviamente as partes sírias”, afirmou.

O processo será acompanhado por dois grupos de trabalho: o de cessação das hostilidades e o de ajuda humanitária. “Os dois grupos de trabalho vão acompanhar, reunidos de forma simultânea para se concentrarem nesses dois temas para que não sejam uma distração do foco do processo político”, lembrou Staffan de Mistura.

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.