Portugal envia 40 peritos do SEF para a Grécia

Portugal envia 40 peritos do SEF para a Grécia

No âmbito do acordo entre a UE e a Turquia, 40 peritos do SEF viajarão para a Grécia

Portugal envia 40 peritos do SEF para a Grécia Portugal vai enviar 40 peritos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) para a Grécia, no âmbito do acordo para os refugiados assinado entre a União Europeia (UE) e a Turquia , conforme avançou à agência Lusa o Ministério da Administração Interna.

PUB

A disponibilidade para enviar estes peritos foi manifestada, no passado sábado, durante uma reunião, com recurso a videoconferência, entre os Estados-Membros da UE para decidir o apoio prestado no âmbito do acordo que prevê que todos os migrantes irregulares que cheguem às ilhas gregas provenientes da Turquia sejam devolvidos ao país.

Neste momento, ainda não está definida uma data para o envio dos 40 peritos do SEF, os quais irão ter valências em readmissão, retorno e escoltas para afastamento de cidadãos irregulares.

Entretanto, no âmbito da Frontex (Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia) e no prazo de um mês, Portugal vai enviar para a Grécia mais sete peritos do SEF, que se juntarão a outros sete que já se encontram em território grego.

No acordo entre a UE e a Turquia, Portugal manifestou-se igualmente disponível para enviar para a Grécia material de apoio, através da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC).

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.