Primeiro-ministro islandês apresenta demissão

Primeiro-ministro islandês apresenta demissão

Sigmundur Gunnlaugsson demitiu-se após surgir envolvido no escândalo de fuga ao fisco, denominado Panama Papers

primeiroministroislandiaO primeiro-ministro da Islândia, Sigmundur Gunnlaugsson demitiu-se depois do seu nome ter surgido na lista de escândalo de fuga ao fisco, Panama Papers .

PUB

Assim sendo, Gunnlaugsson é a primeira vítima entre os líderes políticos mundiais que figuram entre os nomes envolvidos no caso dos esquemas de fuga ao fisco. Contudo, o primeiro-ministro quis antecipar-se à moção de desconfiança apresentada pelos partidos da oposição, pedindo a dissolução do Parlamento, algo que o presidente islandês negou, após estabelecer conversações com os principais partidos islandeses.

Milhares de pessoas marcaram ontem presença em frente ao Parlamento exigindo a demissão de Sigmundur Gunnlaugsson, situação que vêm agora concluída.

Sigmundur Gunnlaugsson surge no escândalo juntamente com a sua mulher, Anna Sigurlaug Pálsdóttir, pois adquiriram uma empresa, a Wintris Inc, em 2007 que está sediada nas Ilhas Virgens britânicas à Mossack Fonseca, empresa que está no centro do caso. A Wintris Inc, tinha obrigações em três dos grandes bancos islandeses que colapsaram durante a crise financeira há oito anos.

texto: João Carreira

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.