FMI elege nível de crédito malparado como problema

FMI elege nível de crédito malparado como problema

O Fundo Monetário Internacional redigiu o Relatório de Estabilidade Financeira e avaliou os sistemas bancários europeus

fmiO Fundo Monetário Internacional considera que o elevado nível de crédito malparado é um dos problemas que precisa de ser resolvido com urgência nos bancos europeus . No Relatório de Estabilidade Financeira Global, o FMI redigiu que “os elevados créditos malparados precisam urgentemente de ser resolvidos, utilizando uma estratégia integrada que combine uma supervisão efetiva, a reforma dos regimes de insolvência e o desenvolvimento do mercado de dívida, incluindo empresas de gestão de ativos".

PUB

O Fundo lembra que os bancos estão mais sólidos, com mais capital, liquidez e balanços mais saudáveis, mas refere igualmente que estiveram sobre pressão, devido à falta de rentabilidade numa conjuntura económica fraca, apontando problemas de legado na zona euro relacionados com políticas impostas por instituições no passado, como por exemplo o excesso de crédito com poucas garantias.

O Fundo Monetário Internacional considera que os bancos europeus sofreram uma importante perda de valor no início deste ano devido a problemas estruturais causados por “excesso de capacidade” dos bancos no passado, assim como altos níveis de crédito malparado e modelos de negócio desadequados ao panorama actual.

A instituição liderada por Christine Lagarde aprova uma “consolidação e redução” do sistema bancário para que os bancos ganhem força.

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.