Joana Amendoeira avança para os palcos

Joana Amendoeira avança para os palcos

“Muito Depois”, o novo disco de Joana Amendoeira, vai ser a base do concerto no dia 14 de Abril no Cineteatro Municipal D. João V

JoanaAmendoeira01"Muito Depois" é o título que assinala o regresso de Joana Amendoeira aos discos e também a base do concerto da fadista a 14 de Maio, no Cine-Teatro D.João V , na Damaia.

PUB

Com este trabalho — "Muito Depois" —, o último álbum de originais que a fadista edita em cinco anos, chega um disco que pretende reflectir os mais de 20 anos de vivência no fado de Joana Amendoeira e, ao mesmo tempo, celebrar o “sentido da vida nos seus caminhos mais luminosos como o amor, a amizade, a maternidade, passando igualmente pelos mais sombrios como a desilusão, a perda, a solidão e a saudade”.

As poesias e as emoções contidas neste disco têm por base o fado e outras sonoridades tradicionais portuguesas, com os temas a evidenciar o Tejo e a luz de Lisboa, dois “items” apontados como um "contexto geográfico” que surgem aqui “retratados de forma apaixonada.”

Tiago Torres da Silva (que também assinou a produção), Joaquim Pessoa, Vasco Graça Moura, Natália Correia, Paulo de Carvalho, José Niza, Manuel Alberto Valente, Pedro Jóia, Bruno Fonseca, Valter Rolo, Marcos Sacramento, Filipe Raposo, Rogério Ferreira, António Quintino e Pedro Amendoeira são os autores de algumas das composições incluídas no disco, lado a lado com fados tradicionais de Amadeu Ramin, Fernando P. Coelho e Acácio Lopes. Já no que se refere a convidados especiais, "Muito Depois" contou com Pedro Jóia na guitarra clássica, Filipe Raposo no piano e Paulo de Carvalho, com quem Joana Amendoeira gravou o primeiro dueto da sua carreira.

Ainda a propósito de convidados, os nomes atrás referidos juntaram-se neste trabalho ao "núcleo" de músicos composto por Pedro Amendoeira (guitarra portuguesa), Rogério Ferreira (viola de fado) e António Quintino (contrabaixo) para o produto final que surge afinal "Muito Depois" do seu arranque mas sempre a tempo de permitir o contacto com boa música e com a voz melodiosa e sempre agradável de Joana Amendoeira.

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.