Atentado em Munique causa 10 mortos
Hoje é Segunda-Feira, 27 de Março de 2017

Atentado em Munique causa 10 mortos

As autoridades alemãs afastam, para já, a hipótese de este ataque estar relacionado com o Estado Islâmico

sábado, 23 julho 2016

munique lnA tarde desta sexta-feira ficou marcada por um atentado que tirou a vida a 10 pessoas, e feriu pelo menos 16, num centro comercial na cidade alemã de Munique .

PUB

O atirador, um jovem de apenas 18 anos e sem qualquer tipo de antecedentes criminais, abriu fogo num restaurante da cadeia McDonald’s antes de seguir para o centro comercial Olympia, local onde acabaria por cometer suicídio depois de ainda ter tentado fugir das forças policiais. No total, foram sensivelmente quatro horas de tensão em Munique até a situação estar controlada, com as autoridades locais a decretarem o estado de emergência na cidade.  

De acordo com a polícia, não existem indícios de que o único suspeito deste ataque tenha ligações ao Estado Islâmico. Crê-se, portanto, que se tenha tratado de um ato de loucura do indivíduo, que tinha as nacionalidades alemã e iraniana, e vivia em solo germânico desde o seu nascimento.

As suas motivações, porém, continuam por esclarecer. As primeiras investigações da polícia alemã levam a crer que o responsável por este atentado tinha um especial interesse em matérias relacionadas com massacres, uma vez que foram encontrados vários livros afetos a esse tema no apartamento onde residia.

Chegaram a ser interpelados pela polícia outros dois homens, que estavam a ser apontados como suspeitos, mas as autoridades rapidamente chegarem à conclusão que não tinham qualquer relação com o atirador ou com o atentado. Na verdade, pelo menos por agora, não existem indícios de que o autor deste ataque tenha beneficiado do auxílio de cúmplices, embora essa hipótese ainda não possa ser descartada.

texto: Gonçalo Santos

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.