Desemprego com o valor mais baixo em cinco anos
Hoje é Segunda-Feira, 27 de Março de 2017

Desemprego com o valor mais baixo em cinco anos

De acordo com o INE, a taxa de desemprego em Portugal baixou para os 10,8% da população ativa, o mínimo dos últimos cinco anos

desemprego3Os dados mais recentes divulgados pelo Instituo Nacional de Estatística (INE) revelam que a taxa de desemprego em Portugal baixou para os 10,8% da população ativa no segundo trimestre de 2016. Este é o valor mais baixo em cinco anos, desde o primeiro trimestre de 2011.

PUB

A taxa de desemprego no nosso país reduziu 1.6% em relação ao trimestre passado e 1.1% comparativamente ao período homólogo de 2015, estando, neste momento, 559.3 mil pessoas classificadas como desempregadas em Portugal, contra as cerca de 4 milhões e 602 mil da população empregada.

Registaram-se ainda melhorias ao nível das taxas do desemprego jovem, que contabiliza as pessoas entre os 15 e os 24 anos de idade e que baixou de 29,8% para 26,9% em relação ao segundo trimestre do ano passado, e do desemprego de longa duração, relativo àqueles que procuram trabalho há mais de um ano, que caiu dos 7,6% para os 6,9% no mesmo período de tempo.

De realçar que a diminuição do desemprego nesta altura do ano é um fator bastante comum e que se fica a dever à proximidade do verão e respetivos empregos sazonais, como fez notar o próprio INE.

texto: Gonçalo Santos

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.