Sevilha recebe segundo "Festival do Fado"
Hoje é Segunda-Feira, 27 de Março de 2017

Sevilha recebe segundo "Festival do Fado"

António Zambujo, Ana Moura e Cristina Branco protagonizam o cartaz do Festival de Fado Sevilha, de 8 de Outubro a 10 de Dezembro

FadoSevilha-01A segunda edição do Festival de Fado Sevilha está de regresso à capital Andaluza com um cartaz de luxo. António Zambujo, Ana Moura e Cristina Branco são os nomes que atuarão no Teatro Lope de Vega , neste que é apontado como o festival mais importante do mundo da canção portuguesa. O Festival de Fado já conta com edições em Madrid, Sevilha, Buenos Aires, Bogotá, Santiago do Chile, Rio de Janeiro e São Paulo.

PUB

António Zambujo será o responsável por abrir as hostes no próximo dia 8 de Outubro, Ana Moura subirá ao palco do Teatro Lope de Vega dia 30 de Novembro e Cristina Branco no dia 10 de Dezembro. Tal como na edição anterior, o Festival de Fado Sevilha, que este ano tem como tema “Fado e Outras Músicas”, contará com uma programação alargada que terá lugar no Consulado de Portugal, na capital andaluza, e que inclui projeções de filmes e conferências com a temática do Fado, assim como a exposição “Estar com Paredes”, que permanecerá aberta até ao final do festival, dia 10 de Dezembro.

O Festival de Fado nasceu em Madrid, em 2011, coincidindo com a declaração da UNESCO do Fado como Património Imaterial da Humanidade, e tem como objetivo promover este estilo musical único no mundo além fronteiras, assim como levar a confirmar a cultura portuguesa no panorama internacional.

No que diz respeito às conferências, estas estarão a cargo de Rodrigo Costa Félix, um dos mais importantes  fadistas da sua geração. O seu último trabalho “Fados de Amor” foi reconhecido pela prestigiada Fundação Amália Rodrigues como o melhor disco de Fado de 2012. Ao painel junta-se a conferência  de Rui Vieira Nery sobre os “Inventores e reinventores do Fado”.

Em exibição estarão os filmes “Movimentos Perpétuos”, um documentário dividido em 17 “movimentos” que revela através de música e testemunhos uma homenagem à vida e obra do músico Carlos Paredes, e “Mísia a Voz do Fado”, um retrato da carreira da fadista Mísia. Este filme mostra o universo musical da artista, assim como a influência que a literatura e as belas artes tiveram no seu percurso.

Os nomes em cartaz...

FadoSevilha-Zambujo

Olhando para o alinhamento dos três espectáculos agendados para este Festival do Fado Sevilha encontramos três nomes incontornáveis do fado e da música portuguesa. António Zambujo, Ana Moura e Cristina Branco estarão assim em destaque no país vizinho. Logo no dia 8 de Outubro, António Zambujo, acompanhado por Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Ricardo Cruz no contrabaixo, José Conde no clarinete e João Moreira no trompete, levará ao palco do Teatro Lope de Vega “Rua da Emenda”, a tour mundial de um nome que teve estreia absoluta no Festival Fado Madrid no passado dia 25 de Junho.

António Zambujo já ultrapassou a marca de 100 concertos na sua tour mundial “Rua da Emenda”, um disco que ora é viela estreita para amores arraçados de fadista, ora se transforma numa avenida larga para escalas que trazem todo o mundo (Brasil, França, Uruguai, África) para a dimensão maior de um artista português. Em 2015 venceu múltiplo prémios, recebeu o Globo de Ouro para Melhor Intérprete individual e Melhor Canção “Pica do 7”, e foi também condecorado pelo Presidente da República Portuguesa com a comenda de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

AnaMoura-JR01

Para o dia 30 de Novembro está agendada a presença no Teatro Lope de Vega de Ana Moura, ela que estará acompanhada por Ângelo Freire na guitarra portuguesa, Pedro Soares na viola de fado, ainda André Moreira no baixo acústico, Mário Cota na percussão e João gomes nas teclas.

Sendo actualmente a artista portuguesa mais bem sucedida dos últimos anos tanto a nível nacional como internacional, com cerca de meio milhão de discos vendidos, mais de uma dezena de galardões e prémios tão importantes como dois globos de ouro, um prémio Amália Rodrigues e, em 2015, a atribuição pelo Presidente da República Portuguesa da Comenda da Ordem Infante D. Henrique, Ana Moura tem passagem garantida no Festival de Fado Sevilha em 2016, no qual vai apresentar a digressão mundial do seu sexto disco de originais, “Moura”.

Por fim, a fechar este cartaz, a 10 de Dezembro, será a vez de Cristina Branco de fazer acompanhar por Bernardo Couto na guitarra portuguesa, Bernardo Moreira no contrabaixo e Luís Figueiredo no piano, para a apresentação de “Menina”, título do novo trabalho de Cristina Branco que será dado a conhecer ao público no próximo mês de Setembro. Os temas originais do novo disco contemplam compositores como Filho da Mãe e André Henriques (Linda Martini), Cachupa Psicadélica, Mário Laginha e António Lobo Antunes.

FadoSevilha-CristinaBrancoFadoSevilha-02

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.