Prosseguem as réplicas sísmicas em Itália
Hoje é Segunda-Feira, 27 de Março de 2017

Prosseguem as réplicas sísmicas em Itália

Ascende a 267 o número de vítimas confirmadas do sismo verificado em Itália numa altura em que as réplicas continuam constantes

sexta, 26 agosto 2016

SismoItalia09Mais de um milhar de réplicas do sismo que afectou o centro de Itália, na região de Perúgia, continuam a dificultar as operações de resgate de vítimas que possam ainda estar soterrados entre os escombros, numa tragédia que apresenta para já um balanço de 267 vítimas mortais, quatro centenas de feridos e milhares de desalojadas, com localidades italianas completamente arrasadas pelo terramoto.

PUB

Às 03h36 da madrugada da última quarta-feira registou-se então um forte sismo de magnitude 6,2 na escala de Richter de que viriam a resultar os já referidos 267 mortos, um número revisto em alta depois das primeiras indicações apontarem para pouco mais de 70 vítimas. Amatrice e Accumoli, localidades do centro de Itália, praticamente desapareceram do mapa do país, tal como aconteceu também com a pequena localidade de Pescara del Tronte.

Quase três dias decorridos sobre o sismo, mais de mil réplicas foram já sentidas na região, nomeadamente na manhã desta sexta-feira, com magnitude de 4,8 na já referida escala de Richter, a provocarem novos desabamentos, quedas de estruturas e complicações acrescidas na tarefa das equipas de resgate que continuam em busca de sobreviventes que possam estar soterrados.

SismoItalia01SismoItalia02SismoItalia03SismoItalia05

Itália tem recebido manifestações de solidariedade das mais variadas origens, com equipas de resgate internacionais a operarem no terreno para que seja possível resgatar o máximo de pessoas que tenham resistido entre os escombros. Entre esses resgates, a história mais mediática aconteceu em redor de uma menina de 10 anos, Giulia, retirada dos escombros com vida 17 horas depois do sismo depois de ter sido encontrada por uma equipa de socorro.

A história da pequena Giulia só não foi mais feliz porque ao seu lado uma irmã mais nova acabou por não resistir e foi retirada já cadáver.

A julgar pelas informações adiantadas pelos serviços consulares de Portugal em Itália, bem assim como pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, não há conhecimento de vítimas portuguesas naquelas localidades, isto numa altura em que poderão ainda estar mais corpos por baixo dos escombros. Das muitas imagens que têm chegado até nós a partir do local, deixamos aqui algumas sem dúvida impressionantes de um número mais alargado de imagens que poderão ser observadas na página oficial do portal LusoNotícias no Facebook.

J.R.

SismoItalia08SismoItalia13

SismoItalia30SismoItalia40

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.