Portalegre procurou dadores de medula

Portalegre procurou dadores de medula

Foi forte a adesão em Portalegre na inciativa que visou procurar possíveis dadores de medula óssea

sábado, 11 março 2017

PortalegreMedula03A grande participação da comunidade escolar de Portalegre foi uma agradável constante na iniciativa que teve como fim angariar eventuais dadores de medula óssea . A recolha teve lugar no passado dia 9 de Março, na Escola de São Lourenço, e contou com o apoio indispensável do Serviço de Imuno Hematologia do Hospital Doutor José Maria Grande, mas também a colaboração demonstrada pela Escola Secundária de S. Lourenço ao disponibilizar as suas instalações e mobilizar a comunidade escolar.

PUB

A Associação de Estudantes promoveu a divulgação do evento, tendo sido conquistados 147 voluntários na Escola e ainda mais sete no Banco de Sangue do Hospital, podendo estes números ser apontados, sem dúvida, como assinaláveis.

Apesar da campanha se revestir de uma enorme importância para reforçar a base de dados nacional, o apelo centrou-se na Maria, uma menina de um ano de idade com o diagnóstico de leucemia Mielomonocítiva juvenil. A este “grito de alerta” acorreram muitos jovens de várias escolas, bem como adultos de várias origens.

Os próprios representantes da imprensa, além do trabalho importante prestado, ainda aderiram à causa através do pequeno / grande gesto: o estender do braço para a recolha de uma amostra de sangue para análise.

PortalegreMedula02

Em comunicado, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue (ADBS) de Portalegre congratulou-se já com a forte adesão a esta campanha de voluntários para eventuais dadores de medula óssea.

Ainde acordo com a ADBS de Portalegre, todos os interessados (que ainda não se encontrem registados) podem também dirigir-se de segunda a sexta-feira, no período da manhã, ao Banco de Sangue do Hospital de Portalegre.

Os principais requisitos para ser dador de medula são a idade entre os 18 e 45 anos, pesar mais de 50 Kg e possuir uma altura superior a 1,50 metros, sendo ainda necessário que o dados não tenha recebido transfusões de sangue depois de 1980. Depois, há ainda o requisito normal que exige que o dador seja saudável, bastando a partir daqui ao voluntário dador de medula que leve consigo o Cartão do Cidadão acompanhado de boa vontade e alegria pela capacidade de poder ajudar a salvar uma vida.

PortalegreMedula01

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.