Andrea Bocelli (en)cantou corações no MEO Arena

Andrea Bocelli (en)cantou corações no MEO Arena

Uma orquestra de 70 elementos e um coro de 60 vozes para um espectáculo único, um concerto de uma vida que o LusoNotícias acompanhou

AndreaBocelli001O tenor italiano Andrea Bocelli deslumbrou com um espectáculo único, de qualidade ímpar no MEO Arena, em Lisboa, no passado dia 25 de Março, na comemoração dos 80 anos da Rádio Renascença . O canal de Cultura do portal LusoNotícias marcou presença no evento acabando por testemunhar tão sumptuoso concerto, certamente um concerto de uma vida, com Bocelli acompanhado em palco por uma orquestra de 70 elementos e um coro de 60 vozes, e com uma presença lusa muito particular, a fadista Ana Moura, que interpretou em dueto com o tenor o intemporal tema "Besame mucho”.

PUB

A Rádio Renascença teve assim o privilégio de juntar no mesmo palco dois ícones extraordinários da actualidade musical e reconhecidos internacionalmente, Andrea Bocelli e Ana Moura, com a fadista lusa a garantir assim, certamente, mais um um marco incontornável na sua carreira. O Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, fez as honras da casa dando as boas vindas aos presentes a Bocelli, perante uma plateia recheada de figuras públicas, nomeadamente o Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa. O tenor sorriu perante as palavras de boas vindas e os primeiros aplausos do público e, quase de imediato, fez a magia acontecer... uma voz, músicas e instrumentos perfeitos, tudo junto na perfeição para o que viria a ser um grandioso e perfeito serão no MEO Arena.

A primeira parte deste concerto, histórico e único, compreendeu as mais conhecidas e amadas áreas de ópera, tornadas inesquecíveis na voz de Andrea Bocelli. Tenor, compositor e produtor musical italiano, Andrea Bocelli transporta no seu currículo a conquista de cinco “Brit Awards” e três “Grammys”, tendo já gravado dez óperas completas entre as quais "La Bohème", "Trovatore", "Werther" e "Tosca", além de vários álbuns clássicos e populares. Não espanta por isso que tenha já vendido mais de 70 milhões de cópias em todo o mundo das suas obras.

AndreaBocelli002AndreaBocelli003AndreaBocelli004AndreaBocelli005

Nascido na cidade de Lagatico a 22 de Setembro de 1958, Andrea Bocelli começou aos seis anos a frequentar aulas de piano, flauta, saxofone, trompete, harpa, vilão e bateria. Aos doze anos, e já depois de ter nascido com um glaucoma congénito que lhe impedia a visão de forma parcial, cegou totalmente devido a um golpe na cabeça durante um jogo de futebol, modalidade que era a sua paixão. Aliás, é também no futebol que encontramos outra ligação de Bocelli a Portugal, isto porque o "King" Eusébio era o seu ídolo.

"Solo Mio" foi a sua primeira vitória na competição musical, numa carreira percorrida com influências de Luciano Pavarotti e Zucchero, uma carreira musical rica em sucessos de excelente qualidade artística reconhecida em todo o mundo. Pelo meio, Andrea Bocelli participou em diversos trabalhos e esteve presente em várias edições do projeto "Pavaroti and Friends”, sendo ainda o Presidente Honorário da Fundação ARPA.

Com Andrea Bocelli estiveram assim no palco do MEO Arena as portuguesas Maria Almeida e Ana Moura, para uma noite suprema e inesquecível permitida por um luxuoso e perfeito elenco musical, um cenário permitido por um écran gigante que serviu o ambiente paisagístico e foi mostrando pormenores do palco. Depois de momentos grandiosos  e inesquecíveis, com as passagens por clássicos intemporais como "La Donna è Mobile", "Avé Maria" e "Nessun Dorma”, o público agradeceu com uma calorosa ovação, em pé, de forma muito emocionada.

AndreaBocelli006AndreaBocelli007AndreaBocelli008AndreaBocelli009

Foi no entanto na segunda parte do concerto que aconteceu o momento mais esperado da noite, a prometida subida ao palco de Ana Moura. Promeiro para cantar sozinha em frente ao coro e orquestra uma excelente versão do tema "Over the Rainbow", um clássico dos anos trinta popularizada por Judy Garland no filme "O Feiticeiro do Oz", e depois para se juntar a Andrea Bocelli para um dueto inesquecível e marcante.

A canção escolhida foi "Besame Mucho", um conhecido bolero dos anos 40 escrito pela mexicana Consuelo Velásquez, aqui a assentar que nem uma luva na interpretação da fadista portuguesa e do tenor italiano.

Por esta altura, outra presença portuguesa em palco através dos bailarinos da companhia de dança da Covilhã “Kayzer Ballet”, com os bailarinos Ricardo Runa e Julia Bengtsson a ajudar ao encantamento de uma noite desde logo inesquecível.

AndreaBocelli010AndreaBocelli011AndreaBocelli012AndreaBocelli013

Aproximava-se assim do final uma noite gloriosa de música, brilho, glamour eperfeição artística, plena de harmonia e beleza, para o encanto e deslumbre de um público emocionado e feliz pela oportunidade de ouvir, ver e disfrutar de tão excelentes performances.

A empatia de Andrea Bocelli com o público e algumas palavras em português completaram a magia e o deleite dos milhares de fãs que esgotaram o MEO Arena, para ali acompanharem alguém que continua a conquistar o coração e a alma de quem o ouve através da gloriosa tradição do belcanto aliada à sensibilidade e beleza da música moderna.

À saída do MEO Arena, quem teve a felicidade de acompanhar este concerto terá ficado certamente convicto de ter assistido a algo belo, um concerto em que a música, escutada por todos, foi certamente também por todos sentida com a alma!

reportagem: Célia Lavareda e Glória Resende (fotos)

AndreaBocelli014AndreaBocelli015AndreaBocelli016AndreaBocelli017

AndreaBocelli018AndreaBocelli019AndreaBocelli021AndreaBocelli022AndreaBocelli023

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.