Noite de Sintra ao ritmo do Ballet Flamenco
Hoje é Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017

Noite de Sintra ao ritmo do Ballet Flamenco

O Ballet Flamenco de Madrid permitiu no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, um agradável serão com os ritmos do país vizinho

BalletFlamenco000Em noite de mentiras por força do calendário, que marcava o dia 1 de Abril, Sintra recebeu no Centro Cultural Olga Cadaval o Ballet Flamenco de Madrid para um excelente serão marcado pelos ritmos e sons do país vizinho. Em palco, a companhia da capital espanhola dançou, cantou e deslumbrou, recebendo justos aplausos do público que assistiu a este delicioso espetáculo permitido na noite da sempre sedutora e romântica Sintra.

PUB

Perante uma casa quase cheia onde esteve também o canal de Cultura do portal LusoNoticias, o Ballet Flamenco de Madrid assinou uma excelente prestação naquela noite de 1 de Abril, no arranque de mais uma série de actuações deste grupo em palcos portugueses. Fora do Centro Cultural Olga Cadaval a noite era quase Verão, amena e agradável, quase tão agradável quanto a que se viveu dentro da sala em que músicos, cantores e bailarinos do país vizinho permitiram um delicioso espectáculo. O público, entusiasmado, sentiu e aplaudiu o calor, o ritmo, a sensualidade e o profissionalismo do Ballet Flamenco de Madrid, companhia já com créditos firmados entre nós. 

Sara Lezana, a coreógrafa do espectáculo, recupera os "palos" flamencos e mantém viva a essência do flamenco ortodoxo — "Flamenco Felling" —, que tem como fio condutor de todo o espetáculo a poesia de José Marti. Depois, há a salientar também a perfeita, genuína e excelente interpretação musical de quatro músicos e seis bailarinos, com todos juntos a permitirem um resultado final de qualidade a que, aliás, já estamos habituados depois de outras actuações igualmente brilhantes no passado junto do público português.

BalletFlamenco001BalletFlamenco002BalletFlamenco004BalletFlamenco006

Criado em 2001, o Ballet Flamenco de Madrid nasceu como companhia independente de teatro, transformando-se em associação cultural sem fins lucrativos em 2009. O trabalho é vocacionado para a recuperação e atualização da escola de dança espanhola, a dança bolera e o flamenco, tendo criado, entre outros, espetáculos como " El Amor Brujo", "Antologia de La Danza Espanhola y Flamenco", "Carmen", e "Carmina Burana".

Agora, com "Flamenco Feeling", a proposta é de um espetáculo onde a poesia de José Marti, a dança e o canto, nos levam em uma viagem pela geografia do Flamenco. Aos sons da guitarra e do "cajon", à voz e às palmas características deste baile juntou-se em palco a flauta de bisel, trazendo a todos novas sonoridades  sem alterar a essência do flamenco.

BalletFlamenco005BalletFlamenco007BalletFlamenco008BalletFlamenco009

Nesta sua digressão por oito cidades portuguesas o Ballet Flamenco de Madrid proporcionou uma imagem perfeita da dança, em plena sintonia e harmonia com a música, a que juntou os excelentes efeitos visuais e coloridos do seu guarda roupa.

Como resultado final, pudemos assim seguir um espetáculo cultural, intimista, e sempre aplaudido com muito entusiasmo, com alguns "Olés" e "Bravo" a destacarem-se a partir de uma plateia preenchida por um público entusiasmado que nunca discutiu aplausos, acompanhados aqui e ali por aqueles gritos rebeldes e de liberdade que encerram toda a magia do Flamenco.

Para uma arte de força, de sensualidade, de ritmo, de garra e de poesia, também nós sublinhamos como se impõe: Olá, Bravo!

reportagem: Célia Lavareda e Glória Resende (fotos)

BalletFlamenco010BalletFlamenco011BalletFlamenco013BalletFlamenco014BalletFlamenco015BalletFlamenco016BalletFlamenco017BalletFlamenco018BalletFlamenco019BalletFlamenco020BalletFlamenco021

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.