Julio Iglesias lança “México & Amigos”

Julio Iglesias lança “México & Amigos”

“México & Amigos” é a primeira gravação de duetos que o lendário artista Julio Iglesias lança na sua carreira de 49 anos

JulioIglesias-MéxicoAmigosÉ já amanhã, 5 de Maio, que o lendário artista espanhol Júlio Iglesias coloca no mercado o seu mais recente trabalho, “México & Amigos”, um álbum de duetos inédito na carreira de Iglesias para o qual convidou nomes conhecidos de todos como Juan Luis Guerra, Plácido Domingo, Joaquín Sabina, Pablo Alborán, Andrés Calamaro, Diego Torres, Thalía, Eros Ramazzotti, Mario Domm (Camila), Sin Bandera e Omara Portuondo.

PUB

“México & Amigos” é a primeira gravação de duetos que o lendário artista Julio Iglesias lança na sua carreira de 49 anos. O artista latino mais bem-sucedido de sempre continua na linha da frente do universo musical, não hesitando em explicar o porquês deste trabalho.

“Este disco é dedicado a todos os notáveis compositores que, geração após geração, encheram as nossas vidas de amor, nostalgia, memórias e momentos que, após todos estes anos, permanecem nos nossos corações. Quis fazer este álbum com todo o meu respeito e admiração. Também quero agradecer a todos os artistas que colaboraram neste álbum, pelo seu amor e talento único. O meu amor e gratidão para sempre”, afirmou Julio Iglesias.

Tido como o artista latino mais bem-sucedido de sempre, Julio Iglesias lança este que surge como o seu primeiro disco de duetos um ano e meio após o lançamento de "Mexico", álbum que atingiu a marca multiplatina. Agora procura renovar as suas profundas ligações ao México, interpretando cada tema com a paixão que só ele sabe transmitir, num trabalho que surge também como uma homenagem aos compositores mexicanos.

Em termos práticos, “México & Amigos” inclui 12 faixas com um toque único mexicano e a voz inconfundível do cantor, desta vez acompanhado de super estrelas latinas que dão o seu toque especial a cada tema.

JulioIglesias

Numa viagem por este trabalho começamos por dar conta de "Júrame", um tema composto por Maria Grever a permitir um lindo dueto com o grande Juan Luis Guerra. Depois, no tema mexicano "Juan Charrasqueado", composto por Victor Cordero, surge a participação do artista argentino Andres Calamaro, numa interpretação corajosa e muito pessoal.

Incontornável é o nome de Placido Domingo, amigo pessoal de Julio Iglesias com quem já cantou no passado, e que agora surge no tema "Fallaste Corazón", composto por Cuco Sanchez.

Estando sempre em contacto com artistas de novas gerações e com carreiras incríveis, Julio interpreta o tema "Ella" (Jose Alfredo Jiménez) com a popular dupla, Sin Bandera, surgindo igualmente outro jovem valor da música latina, Pablo Alborán, este a interpretar "Amanecí En Tus brazos", tema igualmente composto por Jose Alfredo Jiménez. Sobre este tema, aliás, estamos perante a primeira vez em que Julio Iglesias cantou com Alborán, um dos cantores/compositores latinos mais importantes do panorama contemporâneo.

Referência ainda para o tema "Y Nos Dieron Las Diez", cantado por Julio com o grande cantor/compositor Joaquín Sabina. Curiosamente, e apesar deste tema ter sido composto por um autor espanhol, o tema é considerado um clássico do repertório musical mexicano.

A grande dama cubana, Omara Portuondo, interpreta "Échame a mi la culpa", uma faixa composta por Ferrusquilla, um tema que foi integrado por Julio Iglesias no seu repertório musical há muitos anos atrás.

Com Mario Domm (Camila), Julio junta-se novamente aos artistas mexicanos desta geração, interpretando "Se Me Olvidó Otra Vez ", composto por Juan Gabriel, isto enquanto que, com Thalía, com quem Julio Iglesias já actuou no passado, ambos interpretam o mambo clássico "Quien Será" composto por Luis Demetrio e Pablo Beltrán.

"Usted", composto por Gabriel Ruiz Galindo e Jose Antonio Zorrilla tinha de estar presente neste álbum, sendo interpretado por Julio e Diego Torres, sendo que "La Media Vuelta", outro dos temas clássicos de José Alfredo Jiménez, é cantado pela estrela italiana Eros Ramazzotti e Julio, numa interpretação magnífica. O álbum termina com Julio Iglesias a interpretar individualmente o eterno êxito "Mexico Lindo", composto por Chucho Monge.

Tendo gravado o seu primeiro álbum de tributo ao México em 1976, Julio Iglesias volta a prestar homenagem a um país cujo apoio foi fundamental na sua ascensão à fama, e no qual actuou pela primeira vez no início dos anos 70, tendo conquistado rapidamente o país com mais falantes de castelhano a nível mundial. Julio, do mesmo modo, apaixonou-se pelo país e continua a ser um conhecedor da cultura, história, música e costumes do México.

Ao dar os toques finais no álbum “México”, o artista afirmou: “O México é um país que eu gosto muito. O povo mexicano proporcionou-me muitos momentos indeléveis na minha vida. Conheço este país como se fosse a minha pátria e tenho-o sempre presente na minha alma. A música Mexicana é universal e os seus compositores são lendários.”

JulioIglesias-MéxicoAmigos-capa

Com este álbum, a discografia de Julio Iglesias ultrapassa os 82 álbuns desde 1968, uma obra notável. Um total de 49 anos de êxitos e conquistas que quebraram vários recordes nos cinco continentes e em 12 idiomas – com mais de 300 milhões de discos vendidos – consolidaram Julio Iglesias como o artista latino mais bem-sucedido da história e um dos dez artistas mais bem-sucedidos de sempre.

Para que se possa conhecer em maior detalhe este novo álbum de duetos torna-se importante ter em conta o respectivo alinhamento...

1. “Usted” dueto com Diego Torres
2. “Júrame” dueto com Juan Luis Guerra
3. “Ella” dueto com Sin Bandera
4. “Fallaste corazón” dueto com Plácido Domingo
5. “Quién será” dueto com Thalía
6. “Amanecí en tus brazos” dueto com Pablo Alborán
7. “Échame a mí la culpa” dueto com Omara Portuondo
8. “Juan Charrasqueado” dueto com Andrés Calamaro
9. “Y nos dieron las diez” dueto com Joaquín Sabina
10. “La media vuelta” dueto com Eros Ramazzotti
11. “Se me olvidó otra vez” dueto com Mario Domm
12. "México Lindo"

Para seguir a carreira de Julio Iglesias, numa época em que as redes sociais são incontornáveis, bastará acompanhar este artista no seu sítio online, em www.julioiglesias.com, mas também em redes hoje em dia verdadeiramente globais como o facebook em www.facebook.com/julioiglesias, ainda no twitter em www.twitter.com/julioiglesias ou no Youtube em www.youtube.com/JulioIglesiasVEVO

Quanto a este álbum “México & Amigos” em concreto, o canal de Cultura do portal LusoNotícias deixa aqui o tema “Júrame” no qual Julio Iglesias avança para um dueto com Juan Luis Guerra:

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.