B.Leza recebe Movimento Música uma Missão

B.Leza recebe Movimento Música uma Missão

Anastácia Carvalho junta música e solidariedade já esta sexta-feira, 12 de Maio, no bar B.Leza em redor do concerto “Bámu da Mon”

AnastaciaCarvalho
É já esta sexta-feira, no B.Leza, que a partir das 22 horas poderá juntar-se a Anastácia Carvalho, Costa Neto, Filipe Santos, Rui Veloso, Toneca Prazeres e outros convidados

do “Movimento Música uma Missão” e com eles dar as mãos no concerto “Bámu da mon”, um evento em redor do qual o objectivo é angariar fundos para a aquisição de material para uma escola primária de Bombom, em São Tomé e Príncipe.

PUB

O “Movimento Música uma Missão” surgiu por iniciativa da cantora Anastácia Carvalho num período intenso de concertos durante uma digressão por vários países africanos, nomeadamente Cabo Verde e Moçambique, mas também por Timor Leste. A agenda preenchida de concertos tornou-se uma oportunidade única e imperdível para cumprir uma chamada pela qual há muito aspirava: dar vida a um projecto missionário utilizando como ferramenta base a música.

Ainda a propósito do “Movimento Música uma Missão”, este nasceu no início de 2015 com o objectivo de angariar material didáctico (e não só) para os mais necessitados, contribuindo assim para o sucesso escolar e pedagógico de crianças normalmente menos favorecidas pelas capacidades de formação escolar dos seus países. 

O nome do Movimento — “Música Uma Missão” — surgiu naturalmente, também porque Anastácia Carvalho sempre acreditou que a música tinha um propósito maior na sua vida. Também por isso, todas as viagens que fez utilizou-as como missão. Assim, no período de 2015 e 2016, o Movimento Música Uma Missão efectuou doações em instituições em Cabo Verde  (Aldeias SOS de Cabo Verde, na Cidade da Praia, e a FICASE - Fundação Cabo-verdeana de Acção Escolar), em Timor Leste (Orfanato das Madres Carmelitas de Muabara), também em São Tomé e Principe e em Moçambique.

O “Movimento Música Uma Missão” conta com o apoio de músicos e amigos simpatizantes para poder efectuar as doações que tem feito até a data.

Projecto junta música e solidariedade

Na véspera do concerto “Bámu da mon”, o canal de Cultura do portal LusoNotícias esteve à conversa com a fundadora deste Movimento, Anastácia Carvalho, que nos explicou a origem desta ideia. “Este projecto foi criado por mim em 2015, altura em que, como cantora e sentindo-me próxima das causas sociais, entendi ser necessário aproveitar as várias viagens que fazia em trabalho para outros países e levar material escolar para doar nas várias instituições locais”, explicou.

Com quatro pessoas na organização deste movimento — “Neste momento somos quatro na organização: eu a Elisabete Luís, o Pedro Santos e a Selma Uamusse” —, foram já feitas doações em vários países, como Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe. E quanto a propósitos imediatos: “A intenção é juntar a música e a solidariedade. Formar assim um movimento que envolva profissionais da área da música ou apenas apreciadores de música. Quando ao concerto ''Bámu da mon'' (vamos dar as mãos), que se irá realizar esta sexta-feira no B.Leza, está a ser apadrinhado pelos artistas convidados e o objectivo é angariar fundos para compra de material para uma escola primária de Bombom em S. Tomé e Príncipe.”

b2

Como exemplo de uma iniciativa anterior, Anastácio Carvalho recordou “a colaboração com a UNICEF em que o Movimento conseguiu organizar um momento de partilha entre Rui Veloso e sua banda, e alunos e docentes da Escola de Bombom em S.Tomé e Príncipe.”

Agora, e para além da angariação de fundos e doações, o Movimento Música Uma Missão pretende vir intervir em termos futuros na educação naqueles países, desenvolvendo projectos e acções de formação para crianças e adultos.

Porque afinal a responsabilidade de criar condições para um acesso mais global à educação é um pouco de todos nós, fica o convite para que também você vá esta sexta-feira até ao B.Leza para dar o seu apoio a este Movimento, provando afinal que a Música pode ser mesmo Uma Missão.

texto: Ana Cristina Augusto

 

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.