Simone de Oliveira em "formato" Musical
Hoje é Terça-Feira, 19 de Setembro de 2017

Simone de Oliveira em "formato" Musical

Estreia a 23 de Setembro no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, chegando mais tarde à cidade do Porto, a 10 e 11 de Novembro no Coliseu

simoneSimone de Oliveira é um nome sobejamente conhecido por todos os portugueses sendo porventura uma das últimas grandes "Divas" que continuam entre nós com uma carreira inigualável na música ligeira e nos espectáculos de palco. Compreende-se por isso que a sua vida bem a sua carreira tenham merecido uma atenção especial, permitindo que ambas se tenham entrelaçado para criar Simone, um musical que irá homenagear a artista.

PUB

Simone, o Musical, é um espectáculo biográfico de Tiago Torres da Silva, que percorre a vida desta mulher, as suas canções, os momentos marcantes, os medos e os sucessos, sem esquecer os poetas a cujas obras emprestou a voz.

Ao lado de artistas de outras gerações, como FF, José Raposo, Maria João Abreu, Marta Andrino, Pedro Pernas, Ruben Madureira, Sissi Martins e Soraia Tavares, Simone de Oliveira subirá aos palcos do Teatro Tivoli BBVA e do Coliseu Porto a partir de 23 de Setembro, apresentando um musical que será certamente acarinhado pelo público como a própria artista sempre o foi pelos portugueses.

Simone de Macedo e Oliveira nasceu a 11 de Fevereiro de 1938, em Lisboa, vindo a ser uma cantora, actriz de teatro e de televisão reconhecida como um dos nomes mais conhecidos dos portugueses entre os artistas da sua geração.

Como cantora teve a sua estreia em público em Janeiro de 1958, no primeiro Festival da Canção Portuguesa, realizado no cinema Império, em Lisboa. Seria no entanto em 1969 que Simone viria a vencer o Festival RTP da Canção, com o maior êxito da sua carreira — "Desfolhada Portuguesa" —, um tema de José Carlos Ary dos Santos e Nuno Nazareth Fernandes, que mereceu a orquestração do maestro Joaquim Luís Gomes e a direcção de orquestra de Ferrer Trindade.

Mais tarde, Simone de Oliveira perde a sua voz, um incidente que se prolongará por cerca de dois anos. Certo é que nem nesta altura Simone parou, apostando em abraçar novos projectos. Até mesmo para sobreviver, fez jornalismo, rádio e apresentação de espectáculos, até recuperar do problema que lhe tinha afectado as cordas vocais. Voltaria a cantar com uma voz inconfundível, para temas que certamente poderemos recordar a partir de 23 de Setembro, altura em que iremos conhecer melhor a Mulher da Desfolhada!

Ana Cristina Augusto

Share

Copyright © 2012 LusoSaber - Todos os direitos reservados.