Faleceu esta quinta-feira, aos 52 anos, João Oliveira Pinto, futebolista português que atuou como médio-ofensivo e que não resistiu a uma batalha contra uma leucemia.
Nascido em Lisboa em 3 de agosto de 1971, João Oliveira Pinto foi Campeão do Mundo no escalão sub-20 no título conquistado em Lisboa, em 1991, tendo ainda no seu palmarés uma Taça de Portugal em 1992 ao serviço do Sporting e, no mesmo ano, uma Supertaça Cândido de Oliveira. Em termos internacionais, e para além do título de Campeão do Mundo Sub-20, representou Portugal em 61 ocasiões pelos escalões de formação, tendo participado no Campeonado da Europa de Sub-21 de 1994.
Formado no Sporting, João Manuel Pinto representou ainda, entre outros, clubes como o Atlético CP, Vitória de Guimarães, Gil Vicente, Estoril Praia, Sporting de Braga, Farense, Marítimo, Académica ou Amora.
Jogador talentoso e dedicado sobre quem a Federação Portuguesa de Futebol, no seu sítio online resume como um “médio criativo de técnica superlativa”, João Oliveira Pinto, que ultimamente era delegado à Assembleia Geral da FPF pelo Sindicato dos Jogadores, deixou um legado duradouro no futebol português, com uma carreira marcada por momentos de grande sucesso, tanto a nível individual como colectivo, tendo a sua morte verificada esta quinta-feira, sem dúvida prematura, sido uma grande perda para o futebol português.