SCB-Qarabag-01

Sporting de Braga arrasado em casa pelo triunfo do Qarabag (2-4)

Com algumas honrosas excepções, como Banza, jogador que regressou a Braga depois da sua participação na CAN e que voltou a marcar, o primeiro de dois golos para a turma arsenalista, ou o médio João Moutinho, que remou até ao fim contra a maré de infortúnio da formação bracarense e que pôde ainda fazer o segundo golo da equipa da casa, a verdade é que o Sporting de Braga foi arrasado pela formação do Qarabag. Os azeris entraram em campo tidos como uma equipa perfeitamente ao alcance do conjunto minhoto, mas foi claramente superior, jogou melhor, primou pela eficácia e acabou por marcar quatro golos na pedreira, vencendo com total justiça por um inesperado 4-2.

Em pleno Municipal de Braga, o público afeto à equipa da casa assistiu incrédulo à desastrosa prestação dos homens orientados por Artur Jorge, técnico que acabou brindado, no final do jogo, com inúmeros lenços brancos por parte dos adeptos arsenalistas que, no conjunto deste jogo para a Liga Europa com a partida anterior, frente ao Sporting para o campeonato, viu o conjunto bracarense sofrer um total de nove golos e consentir duas pesadas derrotas.

Desta feita, no jogo da primeira mão do playoff de apuramento para os oitavos-de-final da Liga Europa, o Sporting de Braga apareceu em campo com um onze apático, a quem a bola pesava toneladas, evidenciando ainda a incapacidade que houve de digerir a pesada derrota consentida dias antes em Alvalade por 5-0 para o campeonato, acabando por facilitar o jogo ao Qarabag, a equipa do Azerbeijão que terá mesmo ficado surpreendida pelo conjunto de erros que os homens do Braga acumularam, facilitando a missão ao conjunto azeri.

Logo ao minuto 21′, Janković foi chamado a converter uma grande penalidade para o Qarabag e não perdoou, com um remate forte e colocado com o pé esquerdo a abrir a contagem com o primeiro golo do jogo e para o Qarabag. O guardião Matheus Magalhães ainda adivinhou o lado do remate, mas a bola, bem colocada, só parou no fundo das redes da baliza bracarense colocando a turma azeri na frente do marcador perante um Sporting de Braga que parecia estar ainda sem se dar conta do que estava a acontecer.

Foi preciso esperar até bem perto do final do primeiro tempo, ao minuto 44′, para que o Braga conseguisse finalmente o golo do empate, apontado pelo avançado congolês Simon Banza, a responder a preceito depois de um primeiro cabeceamento de Niakaté defendido por um jogador do Qarabag. O goleador dos bracarenses apareceu no sítio certo à hora certa e fez a recarga para o empate, num golo que deixava a esperança de que a equipa bracarense conseguisse naquela altura acordar do mau sonho em que se encontrava.

Só que o simples mau sonho viria a transformar-se num pesadelo, nomeadamente quando, no segundo tempo, ao minuto 56′, Zoubir fez o segundo golo para o Qarabag num lance validado pelo VAR. Pior ficaria o pesadelo pouco depois quando, em três minutos, aos 67′ e aos 70′, Juninho e de novo Zoubir colocaram o Qarabag a vencer por 4-1 em Braga, sem que se pudesse sequer dizer que o Sporting de Braga merecia melhor sorte.

Acabou a turma bracarense por conseguir amenizar o desastre, fazendo o segundo golo já aqui referido por João Moutinho, numa grande penalidade convertida à beira do final do jogo, depois de uma exibição fraca, sem chama nem garra, perante um adversário que tirou o melhor partido da incapacidade do Braga em encontrar-se dentro das quatro linhas enquanto equipa, mostrando-se antes como um conjunto ferido que ainda não conseguiu digerir a última goleada.

É certo que o conjunto minhoto venceu recentemente uma Taça da Liga, e um título é sempre um título, mas isso não apaga as exibições desastrosas, primeiro no passado domingo frente ao Sporting e agora frente ao Qarabag.

Deste modo, terá o técnico Artur Jorge que encontrar rapidamente um antídoto contra tamanha apatia na sua equipa, estando esta obrigada a entrar em campo de forma distinta já frente ao Farense, no próximo domingo, na próxima jornada do campeonato da I Liga.

texto: José Andrade
fotos: ©X (twitter)

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!