Cinco golos no primeiro tempo, e mais três na etapa complementar, todos para o Sporting num jogo disputado com sentido único, na direção da baliza do Casa Pia, resultaram numa vitória incontestável de 8-0 para os leões que assim cilindraram os gansos na passagem destes por Alvalade.
Com Gyokeres a assinar mais uma excelente exibição, apontando mais dois golos e passando para a frente da lista dos melhores marcadores no campeonato da I Liga, com quinze golos e ultrapassando o bracarense Banza, o Sporting entrou a todo o gás no jogo, assumindo de forma clara a vontade de vencer e encostando o Casa Pia à sua baliza, neste jogo à guarda de Ricardo Batista, guarda-redes que regressou nesta partida à baliza casapiana.
Para trás o Sporting queria deixar imagem de equipa azarada com que saiu da meia-final da Taça da Liga, onde foi eliminada pelo Sporting de Braga, precisando para isso de vencer de forma evidente perante os seus adeptos em Alvalade, o que viria a conseguir sem quaisquer dúvidas. Frente a um Casa Pia que jogou encostado a sua baliza e desde o primeiro minuto a apostar meramente no contra-ataque, o Sporting mostrou ao que vinha, agarrou no comando do jogo, marcou ao minuto 14′ o primeiro golo, por Seba Coates, e ao intervalo vencia já por 5-0.
{gallery}2024/LusoGolo/240129-SCP-CasaPia/Pasta01{/gallery}
Quando se poderia esperar que os leões baixassem o ritmo, os pupilos de Rúben Amorim fizeram exactamente o contrário, mantendo a aposta no ataque, prosseguindo no segundo tempo o jogo com a mesma intensida com que disputara a primeira metade da partida, vencendo por 8-0, algo que o clube de Alvalade já não conseguia para o campeonato há mais de meio século, terminando o jogo transmitindo a plena convicção de que toda a equipa leonina se divertiu tanto quanto se empenhou na obtenção deste triunfo.
Vindo de cinco triunfos para o campeonato da I Liga, o Sporting apostou neste jogo numa equipa em tudo idêntica à que jogou frente ao Sporting de Braga para a Taça da Liga, desta feita com Adán na baliza a relegar para o banco de suplentes o jovem Franco Israel. A receita era afinal a mesma que havia sido colocada em campo no jogo de Leiria, onde a sorte nada quis com o Sporting, que ainda assim enviou várias bolas aos ferros da baliza bracarense e acabou por perder num jogo em que fez por conseguir um resultado muito melhor e volumoso. E se frente ao Braga isso não se revelou possível, desta feita, a jogar em Alvalade frente ao Casa Pia, a receita deu frutos e os golos falhados na passada terça-feira da cidade do Lis apareceram agora em número pouco usual no futebol, com uma vitória por 8-0.
Do lado do Casa Pia o técnico Pedro Moreira apresentou uma equipa diferente daquela que perdeu em Rio Maior na recepção ao Farense por 1-3, mas perante uma formação como a do Sporting, a quem tudo correu beme que, há que o dizer, fez tudo para que assim fosse, jogando bem e procurando os golos de forma incessante, as mudanças determinadas pelo técnico dos gansos revelaram-se infrutíferas.
{gallery}2024/LusoGolo/240129-SCP-CasaPia/Pasta02{/gallery}
Depois do golo de Coates ao minuto 14′, num cabeceamento perfeito a responder a um pontapé-livre apontado por Nuno Santos, foi Gyokeres quem, ao minuto 24′, completou com eficácia uma assistência de Pedro Gonçalves para o 2-0. Três minutos depois, o mesmo Pedro Gonçalves que antes assistira, era ele a marcar, fazendo o terceiro golo num remate já dentro da grande-área do Casa Pia.
Por esta altura a festa era já mais do que evidente nas bancadas de Alvalade, mas havia ainda muito mais para festejar e nomeadamente no primeiro tempo que viria a permitir mais dois golos. O 4-0 aconteceu ao minuto 32′, numa grande penalidade marcada por Gyokeres, depois de um apontamento genial de Nuno Santos que desmarcou o sueco com este a ser travado por João Nunes num lance claro de grande penalidade, e antes do intervalo houve ainda tempo para o 5-0, desta feita por Trincão, num remate colocado e certeiro já depois do guarda-redes Ricardo Batista ter negado um golo feito a Hjulmand.
Para o segundo tempo, quando Rúben Amorim apostou em jogadores como Daniel Bragança, Geny Catamo, Paulinho, Matheus Reis e Dário Essugo, o espírito vigente na equipa do Sporting manteve-se o mesmo, sempre em busca do golo, com uma exibição a roçar a perfeição para gáudio dos 32.869 adeptos que preencheram as bancadas de Alvalade.
{gallery}2024/LusoGolo/240129-SCP-CasaPia/Pasta03{/gallery}
Ao minuto 65′ foi Geny Catamo quem fez abanar as redes da baliza do Casa Pia, com um remate colocado a fazer a bola entrar ao segundo poste depois de uma trajectória em arco que retirou a possibilidade do guarda-redes Ricardo Batista impedir o 6-0.
Depois, à passagem do minuto 82′ foi a vez de Coates bisar nesta partida, depois de uma excelente combinação entre Catamo Hjulmand e, antes do fecho da partida, ao minuto 90′, houve ainda tempo para um derradeiro golo no jogo, para os 8-0, agora com Trincão a bisar neste jogo, fechando a contagem num jogo que dificilmente os sportinguistas irão esquecer e que vem reforçar a candidatura dos leões à conquista do título nacional.
Já do lado do Casa Pia, será preciso esperar para se perceber que consequências terá esta pesada derrota, isto numa altura em que os gansos se encontram na 13ª posição com 19 pontos no campeonato, com os lugares que permitem a queda de divisão a estarem demasiado perto na tabela da I Liga. O Sporting desloca-se na próxima jornada ao terreno do Famalicão, enquanto que o Casa Pia irá jogar em casa frente ao Boavista.
{gallery}2024/LusoGolo/240129-SCP-CasaPia/Pasta04{/gallery}