O atleta português Hélio Fumo voltou a fazer história para o trail running nacional ao vencer este sábado, na Eslovénia, a prova de 110 quilómetros do Ultra Trail Vupava Valley (UTVV). Esta é a primeira vitória de um português em provas internacionais realizadas naquele país, que presenteou os participantes com muito frio e neve durante a noite.
Hélio Fumo concluiu os 110 quilómetros da prova de trail running, com cerca de 4.500 metros de desnível positivo, em 11 horas, 24 minutos e 54 segundos, superando o italiano Carlo Salvetti, segundo classificado, em quase 35 minutos, e o esloveno Jon Lihteneger Vidmayer, em 38 minutos.
“Esta foi a minha primeira competição internacional do ano e vinha com a ambição de ganhar, pelo que estou feliz pelo resultado. Assumi a corrida desde o início com a estratégia de nunca perder a frente da corrida e endurecer a prova nas partes duras. Antes dos 50 quilómetros fiquei sozinho na frente e a partir daí fui aproveitando para soltar as pernas e testar um conjunto de situações de treino e validar o plano de nutrição. Saio da prova com confiança reforçada para os objetivos do ano, que passam por fazer a estreia nas 100 milhas no Ultra Trail do Mont Blanc. Quero agradecer à organização do Ultra Trail Vupava Valley a prova fantástica que nos proporcionou, que foi endurecida pelas condições meteorológicas difíceis”.
Hélio Fumo tem 40 anos e pratica trail (corrida a pé em trilhos e montanha) há apenas sete anos, tendo já integrado por cinco vezes a Seleção Nacional de Trail em mundiais. Na penúltima edição do Campeonato do Mundo desta disciplina do atletismo alcançou o 10º lugar, a melhor classificação de sempre de um português na competição.
O atleta português integra as equipas da Compressport Internacional e da Runners do Demo e é apoiado por marcas e entidades como Scarpa, Compressport, Fleed, Betano, e Maisnutrição.