O AVS venceu este sábado no terreno do Portimonense, por 1-2, e colocou-se em vantagem no playoff de apuramento da equipa que irá completar o lote de 18 formações que irão disputar o campeonato da I Liga na época 2024-2025.
Numa competição que, tradicionalmente, tem sido ganha sempre pela equipa que vem da II Liga — no ano passado foi o Estrela da Amadora a vencer o Marítimo, que procurava “segurar-se” na I Liga, subindo os tricolores para o escalão maior do futebol português –, o AVS está assim em condições de cumprir essa “tradição”, partindo em vantagem para o jogo da segunda mão a realizar daqui a uma semana, no próximo domingo, na Vila das Aves.
Liderados pelo técnico Jorge Costa, ele que irá na próxima época liderar o departamento de futebol do FC Porto, o AVS foi a equipa mais forte em Portimão chegando ao primeiro golo por Anthony Correia logo aos 19 minutos. Depois, logo no arranque do segundo tempo, foi a vez de Benny assinar o segundo golo, num lance em que o guarda-redes japonês do Portimonense, Kosuke Nakamura, não conseguiu a melhor prestação.
A perder por dois golos, a equipa do Portimonense acordou finalmente para o jogo perante um AVS que jogava agora com maior tranquilidade e menor pressão. A verdade é que o conjunto algarvio conseguiu construir algumas oportunidades de golo e acabou mesmo por marcar à passagem do minuto 86’, num autogolo de Jorge Teixeira. Ao minuto 90’+01’ Fábio Pacheco viu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho, mas o Portimonense não conseguiu tirar daí qualquer vantagem para os cinco ou seis minutos que ainda foram jogados, acabando assim o AVS por sair do Algarve com vantagem para o jogo da segunda mão deste playoff.
Tudo fica para resolver no próximo domingo, 2 de Junho, num jogo em que o AVS parte em melhor posição, com a vantagem de um golo e com o apoio do seu público, sendo certo que um golo do Portimonense empata este playoff pelo que tudo está ainda em aberto quando ao desfecho deste embate. Recorde-se que quem se sair melhor deste playoff, seja o AVS ou o Portimonense, irá juntar-se na próxima temporada ao Santa Clara e ao Nacional, clubes que já têm presença assegurada no campeonato da I Liga. Ao invés, já desceram para a II Liga o Vizela e o Desportivo de Chaves.