Agustina Bessa-Luís

Estoril Sol recebe originais candidatos ao Prémio Literário Agustina Bessa-Luís

Termina já no próximo dia 31 de Maio o prazo de recepção das obras concorrentes ao Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís. A Estoril Sol proporciona deste modo, uma vez mais, uma oportunidade ímpar a todos os interessados em participar no concurso que presta homenagem à grande escritora, com as obras literárias a serem analisadas pelo júri presidido por Guilherme D`Oliveira Martins.

Recorde-se que a Estoril Sol aboliu, desde 2016, a norma que impunha o limite dos 35 anos de idade para os concorrentes, o que alargou o âmbito do concurso. No entanto, mantém-se a obrigatoriedade do romance concorrente ser inédito, e de autor português “sem qualquer obra publicada no género”.

O romance vencedor do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís em 2023 foi “Aqui Onde Canto e Ardo”, de Francisco Mota Saraiva. O júri escreveu em acta que este romance “é a saga de uma família que a história portuguesa do século XX fez existir entre três continentes, Ásia – Índia, África – Moçambique, Europa – Portugal. A diversidade imaginária desses três mundos é dada através de narrativas da memória de algumas das principais figuras da família. Nelas se recordam diferenças promotoras de violências diversas, das dores e angústias do poder sobre todas as suas formas”.

O júri, além de Guilherme D`Oliveira Martins, que preside ao mesmo em representação do CNC – Centro Nacional de Cultura, integra, ainda, José Manuel Mendes, pela Associação Portuguesa de Escritores, Manuel Frias Martins, pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários, Maria Carlos Gil Loureiro, pela Direcção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, Ana Paula Laborinho, Liberto Cruz e José Carlos de Vasconcelos, convidados a título individual e, ainda, Dinis de Abreu, em representação da Estoril Sol.

Com um valor pecuniário de 10 mil euros, o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, este ano na 17ª edição, de acordo com os termos do Regulamento, permitirá ainda que a obra seja publicada pela Editora Gradiva, que mantém uma parceria com a Estoril Sol desde o início deste projecto.

LusoCultura

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

  • O cessar-fogo é possível e deveremos passar a negociações diplomáticas (35%, 6 Votes)
  • A Rússia só irá parar quando provocar a NATO para um conflito global (24%, 4 Votes)
  • Vai prosseguir a guerra convencional com milhares de mortos de ambos os lados (18%, 3 Votes)
  • A Ucrânia vai acabar por resistir e obrigar a Rússia à retirada (12%, 2 Votes)
  • A Rússia vai ocupar a Ucrânia e impor um governo fantoche neste país (12%, 2 Votes)

Total Voters: 17

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!

logo_lusonoticias2
logo_lusomotores
logo_lusogolo
logo_lusoturismo
logo_lusocultura