Depois de ter sido antecipada uma viagem do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, a Espanha e Portugal, que deveria ter ocorrido na passada semana e que foi cancelada devido aos desenvolvimentos da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, volta a ser dada como certa a presença do líder ucraniano em Lisboa agora na próxima terça-feira, já depois de ter passado por Madrid onde irá reunir com o chefe do Governo espanhol.
Antes, Zelensky terá entendido que os ataques russos na região de Kharkiv obrigavam à sua permanência em Kiev, motivo pelo qual terá cancelado a viagem até aos dois países ibéricos. Entretanto, o líder ucraniano assumiu que a Ucrânia terá conseguido equilibrar as forças naquela região do país perante as ações da Rússia enquanto invasor, o que terá sido determinante na tomada de decisão para concretizar a saída da Ucrânia.
Refira-se que o programa da viagem de Volodymyr Zelensky a Espanha e Portugal não é conhecido, mantendo-se um compreensível sigilo por motivos de segurança. De qualquer forma, sabe-se também que os preparativos no que diz respeito às condições de segurança que serão permitidas para o presidente ucraniano serão particularmente cuidados, sendo uma visita que implicará um esquema de segurança nunca antes visto em Portugal, mesmo quando passaram por Lisboa líderes do Governo dos Estados Unidos.
Sem programa definido, é igualmente certo que a viagem agora dada de novo como certa poderá ser cancelada de novo em face dos desenvolvimentos do conflito entre a Ucrânia e a Rússia.