Já começou o Campeonato da Europa de Futebol – Euro2024 e logo com um primeiro jogo recheado de golos, com a anfitriã Alemanha a receber em Munique a Escócia e a vencer por 5-1. Ao intervalo os alemães já tinha conseguido uma vantagem de três golos e, mais do que isso, a seleção escocesa já tinha ficado reduzida a 10 unidades, depois da expulsão por vermelho direto para Porteous ao minuto 44′, por entrada duríssima sobre Gundogan.
Da entrada de Porteus sobre Gundogan resultou uma grande penalidade que viria a permitir o terceiro golo germânico apontado por Kai Havertz, isto já depois de Wirtz e Musiala terem marcado para a Alemanha, respectivamente aos 11′ e 19′ minutos, com estes jogadores a garantirem desde já um recorde, isto porque passaram a ser os mais jovens jogadores de sempre a marcar pela seleção germânica em Europeus.
No segundo tempo, pouco depois de ter entrado em jogo, foi a vez do avançado do Borússia de Dortmund, Fullkrug, a ganhar um ressalto ao minuto 68′ já dentro da área escocesa para fazer um remate de primeira, potente, a garantir o quarto golo para a Alemanha, ele que aos 31 anos integrou assim o lote de jogadores alemães a assinarem o resultado neste jogo de abertura do Euro2024.
Ao minuto 73′, Musiala deu o seu lugar na ‘Die Mannschaft’ a Muller, a troca de um miúdo de 21 anos por um veterano de 34 anos, Muller que pouco depois, ao minuto 76′, assistiu para o que poderia ter sido o quinto golo alemão e segundo para Fullkrug, num lance em que o avançado do Dortmund foi apanhado ligeiramente adiantado, o que invalidou o golo.
A Alemanha comandava de qualquer forma esta partida, com uma linha avançada a praticar um excelente futebol e um sector defensivo que nem sequer precisou de mostrar o que saberá para este Europeu, perante uma Escócia que, só com 10 jogadores, pouco conseguia fazer para dar resposta ao bom futebol germânico.
Escoceses marcaram sem assinarem
um único remate à baliza de Neuer
Curiosamente, num jogo em que a Escócia não rematou uma única vez à baliza de Manuel Neuer, os alemães acabaram por sofrer um golo, numa carambola em que um ressalto em Rudiger acabou por permitir que a bola entrasse na baliza alemã, um autogolo que colocava o resultado em 4-1 para a Alemanha e permitia uma enorme festa entre os escoceses presentes nas bancadas em Munique.
Os alemães continuaram a comandar o jogo e no último minuto de compensação permitido pelo árbitro Clement Turpin houve ainda tempo para que Emre Can, outro dos elementos entrados no jogo no segundo tempo, visasse a baliza para o quinto golo germânico, agora sim fechando o resultado daquele que foi o jogo de abertura do Euro2024 em 5-1 favorável à Alemanha sobre a Escócia. A Alemanha mostrava assim as credenciais para este Campeonato da Europa, perante uma Escócia que foi incapaz de segurar o melhor futebol germânico, para o que contribuiu também o facto da formação escocesa ter jogado com 10 elementos desde o minuto 44′, quando a seleção anfitriã já vencia por 2-0.
A Alemanha entrou em campo com Neuer na baliza, Mittelstadt, Rudiger e Tah na linha defensiva, ainda Kroos e Andrich na linha média, e Kimmich, Gundogan, Musiala e Wirtz nas costas de Kai Havertz. Jogaram ainda na seleção alemã Grob, Sané, Fullkrug, Muller e Emre Can, num conjunto em que estiveram em destaque os jovens Wirtz e Musiala.
Do lado escocês alinharam o guarda-redes Gunn, uma linha defensiva quase sempre com cinco elementos – Ralston, Porteous, Hendry, Tierney e Robertson, quatro elementos no meio-campo, nomeadamente McTominay, Christie, McGregor e McGinn, com Ché Adams, avançado do Southampton que entrou como o homem mais adiantado da seleção da Escócia. Ryan Porteus, o central escocês, viu o cartão vermelho ao minuto 44′ numa seleção em que entraram no segundo tempo Gilmour, McLean, McKenna e Shankland. Assim arrancou o Euro2024, logo com seis golos no primeiro jogo.