Após ter vencido na primeira mão do playoff, por 2-1, em casa do Portimonense, o AVS voltou a vencer este domingo no jogo da segunda mão deste playoff, curiosamente pelo mesmo resultado (2-1), garantindo assim a subida ao primeiro escalão do futebol português, relegando o Portimonense para a II Liga.
Com golos de John Mercado e de Benny, a formação de Vila das Aves ainda consentiu um golo para o Portimonense, apontado por Ronnie Carrillo quando já se jogava o tempo de compensação dado pelo árbitro João Pinheiro, numa altura em que o AVS tinha garantido uma vantagem tranquila para assegurar o apuramento para a I Liga, com um resultado agregado de 4-2 no conjunto dos dois jogos do playoff.
O técnico Jorge Costa, que termina assim a sua passagem pelo AVS na condição de treinador principal, isto porque irá agora assumir as funções de responsável no departamento de futebol do FC Porto, pôde ainda assim festejar a subida da sua equipa à I Liga, isto depois de vencer o segundo jogo frente ao Portimonense a com isso relegar a turma algarvia para o segundo escalão.
Refira-se que a turma de Portimão, orientada por Paulo Sérgio, acompanha assim o Vizela e o Desportivo de Chaves na descida para a II Liga, isto depois de sete anos consecutivos em que integrou os campeonatos de futebol entre os “grandes” no escalão principal. Ao mesmo tempo, o AVS faz o caminho em sentido contrário, subindo à I Liga com o Santa Clara e o Nacional da Madeira, curiosamente depois daquela que foi a época de estreia do AVS nas competições profissionais de futebol.
Será bom recordar que o AVS resultou da criação de uma SAD do Vilafranquense que, depois de ter jogado em Rio Maior até 2023, resolveu na época que agora finda rumar à Vila das Aves onde arrendou o estádio local por 10 anos. Com estas mudanças, o clube Vilafranquense recomeçou o seu percurso a partir da última divisão distrital, ao mesmo tempo que o AVS consegue uma boa época coroada com esta subida à I Liga logo no seu primeiro ano de existência.