Depois da primeira ronda desta fase de grupos em que, no Grupo A, a Escócia foi goleada pela Alemanha por 5-1 e a Suíça bateu a Hungria por 3-1, os suíços eram apontados como favoritos ao triunfo no jogo desta quarta-feira frente à seleção escocesa. Só que a Escócia entrou em campo determinada em dar outra imagem que não conseguiu no primeiro jogo e a verdade é que surpreendeu a formação helvética, acabando o jogo com um empate (1-1) que assenta bem ao que se passou em Colónia, cidade que recebeu este que foi o último jogo de hoje no Euro2024.
Ao minuto 13′ a Escócia adiantou-se mesmo no marcador, com um autogolo de Fabian Schär, ele que desviou a trajectória da bola depois de um remate de McTominay que levava selo de golo depois de um lance de contra ataque conduzido por Tierney com este jogador a solicitar Robertson de onde saiu um passe para a entrada da área onde surgiu McTominay em corrida a rematar para a baliza helvética.
Ao minuto 26′, porém, depois de um erro defensivo dos escoceses, a bola sobrou para Shaqiri, a estrela da formação suíça que, de primeira, sem deixar a bola bater no solo, rematou com força e jeito levando a bola a entrar “na gaveta”, ao ângulo superior esquerdo da baliza à guarda de Angus Gunn.
No segundo tempo a Suíça tem mais uma oportunidade para marcar, por Ndoye, ao minuto 59′, com a bola a passar muito perto do poste direito da baliza da seleção escocesa.
E porque a toada era de equilíbrio, também a Escócia esteve perto do golo pouco depois, aos 67 minutos, quando Hanley enviou a bola ao ferro da baliza de Sommer, acabando o lance por ser anulado pela defesa helvética.
O jogo acabaria mesmo com o empate a prevalecer, uma situação que deixa tudo em aberto em termos de apuramento para estas duas seleções, isto quando a Alemanha está já apurada para os oitavos de final já que soma seis pontos depois da segunda ronda do Grupo A.
Os alemães jogam com a Suíça na derradeira jornada, enquanto que a Escócia terá que defrontar a Hungria, a única seleção que não tem qualquer ponto somado nos dois primeiros jogos disputados.