Naquele que foi o primeiro jogo do Grupo C do Euro2024, realizado este domingo em Estugarda, a Eslovénia e a Dinamarca defrontaram-se em busca do triunfo, num jogo que veio a terminar com um empate (1-1), porventura positivo para a Eslovénia, que na história dos Europeus continua sem conseguir vencer um jogo, e menos agradável para os dinamarqueses, eles que partiam favoritos para este jogo, foram os primeiros a marcar mas não conseguiram segurar a vantagem, acabando por consentir o empate.
Com o benfiquista Bah como lateral direito e com o sportinguista Hjulmand no meio campo, a formação dinamarquesa entrou melhor no jogo e procurou resolver o jogo bem cedo, mesmo quando a Eslovénia tentava, também ela, surpreender e chegar ao golo. Refira-se que Benjamin Sesko, avançado que joga nos alemães do Leipzig, tentou abrir a contagem ao minuto 16′ com um remate que fez a bola passar rente ao poste da baliza dinamarquesa. Falhou, e acabou por ser a Dinamarca a marcar logo no minuto seguinte, por Eriksen, depois de um passe de Wind que o encontrou isolado frente Oblak.
O golo de Christian Eriksen surge revestido de uma importância particular, isto se nos lembrarmos que no último jogo que este dinamarquês alinhou em Europeus, em 2021 frente à Finlândia, ao minuto 42′ daquela partida, caiu inanimado no relvado numa paragem cardíaca que o manteve “morto” durante vários minutos. Retirado em maca do relvado, o jogador dinamarquês viria a receber um cardioversor desfibrilhador implantável (CDI) e pôde mais tarde regressar ao futebol, tendo assinado primeiro pelo Brentford e mais tarde pelo Manchester United, clube que representa actualmente.
O golo de Eriksen, porém, não foi suficiente para catapultar a seleção dinamarquesa para uma vitória, frente a um formação eslovena que procurou sempre chegar ao golo do empate, discutindo o jogo com as linhas subidas, procurando condicionar o jogo dinamarquês logo na saída de bola e procurando o golo que permitisse, pelo menos, garantir o empate. E se bem o procurou melhor o conseguiu, no segundo tempo, ao minuto 77′ por Janza com um remate de pé esquerdo. A bola ainda desvia no corpo de Hjulmand o que acaba por tirar o guarda-redes Kasper Schmeichel da trajectória da bola.
Depois do golo com que Janza empatou o jogo, o esloveno Andraž Šporar, avançado que actua pelos gregos do Panathinaikos, ainda esteve perto de conseguir dar a volta ao resultado, ao minuto 82′ com um golo que poderia ter dado a primeira vitória da Eslovénia em Europeus de futebol, acabando por enviar a bola à malha lateral da baliza à guarda de Schmeichel.
A Dinamarca acabou assim por não conseguir cumprir o favoritismo para este primeiro jogo no Euro2024, frente a uma seleção da Eslovénia que voltou a garantir um empate, não tendo sido ainda neste jogo que os eslovenos conseguiram vencer uma partida em Campeonatos da Europa de futebol. Este empate foi também o primeiro jogo a terminar com a divisão de pontos nesta fase final do Euro2024, isto depois de cinco jogos em que foi sempre possível encontrar um vencedor final.