Search
Close this search box.
espcro-37

Espanha confirmou favoritismo frente à Croácia com triunfo por 3-0

Naquele que foi o terceiro golo do Euro2024, depois da vitória de ontem da Alemanha frente à Escócia (5-1), e já este sábado com o triunfo da Suíça sobre a Hungria (3-1), a Espanha defrontou a Croácia e venceu por 3-0. Este resultado foi construído ainda no primeiro tempo, durante o qual a formação espanhola foi claramente superior à sua congénere croata, conseguindo colocar a bola nas costas da defesa da Croácia aparecendo aí os jogadores da La Roja para concretizar os golos que deram o triunfo merecido no jogo disputado no Estádio Olímpico de Berlim.

Para esta partida, o selecionador espanhol De La Fuente chamou a jogo um onze que dispôs em 4x3x3 formado por Unaí Simon; Carvajal, Le Normand, Nacho e Cucurella; Rodri, Pedri e Fabián Ruiz; Yamal, Morata e Nico Williams. Do outro lado, Zlatko Dalić, o técnico que ainda há pouco mais de uma semana venceu Portugal no Estádio Nacional (2-1) em jogo de preparação para o Europeu, escolheu uma formação que colocou em campo também em 4x3x3 com Livakovic, Stanisic, Sutalo, Pongracic e Gvardiol; Modric, Brozovic e Kovacic; Majer, Budimir e Kramaric.

Com uma entrada mais assertiva no jogo, a seleção espanhola conseguiu dominar o jogo, consentindo por vezes algum domínio territorial à Croácia de Modric e Brozovic e apostando depois disso em transições rápidas para o ataque. Aliás, foi dessa forma que a Espanha chegou ao primeiro golo, em lance iniciado a partir do meio-campo defensivo da seleção do país vizinho.

À beira da meia-hora de jogo, mais propriamente ao minuto 29′, um passe vertical de Fabián Ruiz para Álvaro Morata permitiu que este, hoje na condição de capitão da La Roja, avançasse com a bola controlada entre os centrais croatas e, apenas com Livakovic pela frente, bateu o guardião da Croácia assinando o primeiro golo do jogo e o seu 36º golo ao serviço da seleção espanhola.

A Croácia tardou a reagir e a Espanha voltou a tirar partido da qualidade do futebol de Fabián Ruiz, ele que recebeu a bola à entrada da grande-área, construiu o lance “dentro de uma cabine telefónica” no meio de três adversários e conseguiu rematar para o golo, ao minuto 32′, fazendo o 2-0 para a Espanha.

Justificando o comando dos acontecimentos perante uma Croácia que não conseguia reagir, a Espanha voltou a marcar ainda antes do intervalo, no último dos três minutos dados pelo árbitro Michael Oliver, o juiz inglês de 39 anos que dirigiu esta partida. Carvajal, na resposta a um cruzamento a partir do lado direito pelo miúdo Lamine Yamal, apareceu a corrigir a trajectória da bola para dentro da baliza croata, fazendo o 3-0 com que fechou o primeiro tempo e viria mais tarde a fechar o golo.

A propósito de Lamine Yamal que fez a assistência para o terceiro golo de Espanha, enquanto titular na seleção do país vizinho assinou desde logo um recorde, isto porque passou a ser o mais jovem jogador da história a alinhar num Europeu de futebol, ele que entrou para este jogo com 16 anos e 338 dias. Não marcou qualquer golo, é certo, mas conseguiu uma marca histórica, acompanhada do triunfo de La Roja por 3-0 neste que foi o primeiro jogo de Espanha e Croácia no Euro2024. Já o homem do jogo, no entender do LusoNotícias, acabou por ser Fabián Ruiz, com um golo e uma assistência e um posicionamento determinante na linha média da formação espanhola.

No segundo tempo o jogo acabou por ser bem mais equilibrado, principalmente porque a Espanha levantou o pé e foi gerindo a vantagem construída nos primeiros 45 minutos. Ainda assim, a Croácia ainda dispôs de uma grande penalidade, ao minuto 78′, depois de uma carga de Rodri sobre Petkovic, na sequência de um erro do guarda-redes Unai Simón.

O mesmo Petkovic foi chamado a converter o penálti, o guarda-redes espanhol defendeu mas deixou a bola ao dispor de Perisic que assistiu Petkovic com este, agora sim, a marcar o que seria o golo croata. Só que, tendo o lance sido analisado pelo VAR, o golo foi anulado com a indicação que Perisic invadiu a grande-área no momento da marcação da grande penalidade.

O jogo terminou assim com a vitória da Espanha por 3-0 sobre a Croácia neste que foi o primeiro jogo do Grupo B e terceiro jogo do Euro2024, num dia que fecha com o outro embate deste grupo, a realizar entre Itália e Albânia.

« de 32 »
texto: Jorge Reis
fotos: Maciej Rogowski
LusoNotícias em Berlim

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!