Search
Close this search box.
Ribafreixo Wines

Percorra dois mil anos de história do vinho na Vidigueira

A Ribafreixo Wines, produtor vinícola alentejano que integra o grupo Terras & Terroir, alarga o leque de propostas de enoturismo para o verão de 2024 com o convite para uma viagem por mais de 2000 anos de história do vinho no município da Vidigueira. Estamos assim perante um programa de conhecimento e turismo na área do vinho que arranca numa das maiores villas romanas de Portugal e passa por adegas que simbolizam a tradição e a modernidade na produção dos melhores vinhos.

O programa destinado a grupos e famílias resulta de uma parceria com a Honrado Vineyards e arranca com uma visita às ruínas da villa romana de São Cucufate, uma das maiores de Portugal. Datado do século I, o vistoso complexo, que evoluiu de espaço de produção agrícola a casa palaciana, preserva evidências do domínio do processo de produção de vinhos por parte dos romanos, há mais de dois milénios.

A técnica de vinificação em enormes ânforas de barro foi desenvolvida precisamente na época romana e passada de geração em geração no Alentejo, orgulhoso guardião da herança do vinho de talha. Por isso, o roteiro segue para a Adega-Museu Cella Vinaria Antiqua by Honrado Vineyards, em Vila de Frades, um espaço do século XVI que foi recuperado e restituído à forma original, assumindo-se como espaço de partilha sobre a técnica ancestral de produção artesanal de vinho de talha.

Após a prova de vinho na Adega-Museu, o almoço é servido no restaurante típico País das Uvas ou no restaurante panorâmico da Ribafreixo Wines, na Herdade do Moinho Branco.

Programas para famílias
ou grupos até 15 pessoas

A viagem por mais de dois mil anos de história fica completa com uma visita à moderna adega do produtor do grupo Terras & Terroir, monumental espaço inaugurado em 2012, com quatro mil metros quadrados, delimitado por linhas contemporâneas e apetrechado com tecnologia e metodologias de ponta para a produção e embalagem de vinhos, apresentando capacidade para produção de mais de um milhão de garrafas. 

O programa “do passado ao presente à descoberta dos melhores vinhos” termina com nova prova de vinhos e tem um valor dos 40 aos 80 euros por pessoa, para um número mínimo de dois visitantes (experiência de família) e de 15 clientes (experiência de grupo).

A viagem pela história do vinho na Vidigueira reforça uma vasta gama de propostas enoturísticas da Ribafreixo Wines para o verão de 2024, convites irresistíveis para quem deseja conectar-se com a natureza, rodeado pela beleza paisagística alentejana, na companhia de grandes vinhos.

Na Herdade do Moinho Branco, propriedade com 114 hectares, o leque de opções contempla visitas guiadas, provas de vinho, provas à mesa, refeições no restaurante panorâmico ou piqueniques na vinha.

O produtor, pioneiro na implementação de uma abordagem completamente vegan nos vinhos em Portugal, propõe igualmente passeios de charrete, passeios de balão e passeios de barco pelo Alqueva, o maior lago artificial da Europa.

Ribafreixo Wines
da Vidigueira para o Mundo

Com sede no concelho da Vidigueira, na Herdade do Moinho Branco, a Ribafreixo Wines notabiliza-se pela produção de vinhos brancos de grande qualidade, onde reina a casta autóctone Antão Vaz e a surpreendente Chenin Blanc, casta francesa muito presente na cultura vitivinícola sul-africana, mas que se adaptou muito bem aos solos xistosos da Vidigueira.

Com uma monumental adega de quatro mil metros quadrados, a empresa que foi pioneira a implementar uma abordagem totalmente vegan nos vinhos em Portugal desenvolve igualmente atividades enoturísticas e possui um restaurante panorâmico onde predomina a comida tipicamente alentejana. Integra o Grupo Terras & Terroir desde fevereiro de 2023.

Todas as informações sobre a actividade da Ribafreixo Wines e dos seus produtos podem ser recolhidas no sítio online da empresa em www.ribafreixo.com.

LusoTurismo

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!