Num jogo em que para a Polónia já nada havia a decidir senão mesmo a defesa do orgulho próprio, a seleção polaca defrontou a sua congénere da França na última ronda de jogos do Grupo D, uma partida particularmente disputada com o resultado final (1-1) a ser “escrito” através de duas grandes penalidades, cada uma batida pelas estrelas maiores das duas formações que alinharam no Sognal Iduna Park, em Dortmund.
Kylian Mbappé, para a França, a jogar de máscara de proteção depois da ter faturado o nariz no primeiro jogo que realizou no Euro2024, abriu o marcador ao minuto 56′, mas Robert Lewandowski, para a Polónia, marcou, também ele, uma grande penalidade assinando o golo que permitiu o empate final desta partida.










Sendo certo que a Polónia já nada podia fazer relativamente ao seu percurso nesta competição, pois tinha perdido os dois jogos entretanto disputados, a França, ao invés, tinha todo o interesse em vencer este jogo para poder assegurar um adversário tido, em princípio, como mais acessível para os oitavos-de-final neste Campeonato da Europa da UEFA. Afinal, à mesma hora jogavam a Áustria e os Países Baixos, formações que poderiam relegar a França para uma posição menos positiva, nomeadamente se a Polónia surpreendesse a seleção gaulesa.
A preocupação em conseguir o melhor resultado levou o selecionador francês, Didier Deschamps, a chamar Mbappé à titularidade, mesmo de máscara de proteção para o nariz, que faturou no jogo frente à Áustria, ele que não alinhou posteriormente no jogo com os Países Baixos.
E a verdade é que o craque francês foi um dos que mais apareceu neste embate entre franceses e polacos, curiosamente a par do outro craque em jogo, o polaco Lewandowski.








Sem conseguirem chegar ao golo em lances corridos, acabou por ser na transformação de grandes penalidades que as duas seleções marcaram neste jogo. A França até foi a primeira a fazê-lo, mas a Polónia nunca baixou os braços e teve também a sua oportunidade para marcar, e também ela através de uma grande penalidade convertida, curiosamente, à segunda tentativa.
Depois de um primeiro remate de Lewandowski à baliza de Maignan que este defendeu, o árbitro entendeu que o guardião francês saiu da linha de golo antes de o poder fazer e mandou repetir o castigo máximo, acabando o capitão polaco por rematar a bola colocadíssima, bem junto ao poste direito da baliza da França, sem que Maignan conseguisse chegar ao esférico.
No jogo entre os Países Baixos e a Áustria, os austríacos iam mandando no jogo, liderando por duas vezes o marcador antes do golo que decidiu a partida. É que também por duas vezes o conjunto neerlandês empatou o jogo, pelo que a partida disputada no Estádio Olímpico de Berlim chegou a ameaçar terminar também ela com um empate, por 2-2. Só que a Áustria acabou mesmo por marcar o terceiro e último golo, fechando o resultado da partida em 3-2, para uma classificação do Grupo D liderada pela Áustria com seis pontos, com a França em segundo, com cinco, e os Países Baixos na terceira posição com quatro pontos, suficientes para que os neerlandeses pudessem igualmente seguir em frente na competição.
A Polónia, a única que terminou esta fase de grupos sem motivos para festejar, somou apenas um ponto nos três jogos disputados, acabando assim eliminada da edição de 2024 do Europeu da UEFA.








Uma nota tão curiosa quanto importante resulta do facto, neste grupo, da classificação da França na segunda posição colocar os gauleses no mesmo lado do alinhamento de Portugal. Deste modo, a França poderá vir a ser adversária da Turma das Quinas nos quartos-de-final do Euro2024, algo a confirmar mais tarde.