Num jogo em que Granit Xhaka, o capitão da formação helvética, foi nomeado o homem do jogo pelos observadores técnicos da UEFA, a Suíça venceu a Hungria por 3-1, com a turma helvética a superiorizar-se à formação magiar ainda antes do intervalo, altura em que os suíços já venciam por 2-0.
Alinhando em 3x4x3, a Suíça entrou em campo com o guarda-redes Sommer, os centrais Schär, Akanji e Rodríguez, ainda Widmer, Xhaka, Freuler e Ndoye, aparecendo na frente Aebischer, Duah e Vargas. Já a seleção da Hungria, no relvado do Estádio de Colónia, com capacidade para 43.000 espectadores, a surgir num esquema táctico similar ao dos suíços, entrou em campo com Gulacsi na baliza, Lang, Orbán e Szalai na linha defensiva, Fiola, Nagy, Schäfer e Kerkez no meio do terreno, e ainda Sallai, Varga e Szoboszlai para as acções ofensivas.
Logo aos 14 minutos, a Suíça abriu a contagem, com um golo de Duah, ele que aproveitou uma excelente abertura de Aebischer. Mais tarde, à beira do intervalo, e depois de ter assistido para o primeiro golo do jogo, o mesmo Aebischer, avançado do Bologna, resolveu assumir a iniciativa no jogo com um remate forte ainda fora da área húngara, a fazer deste modo o 2-0.
Já no segundo tempo, depois de um primeiro cabeceamento mal “calibrado” por Varga ao minuto 63′, este mesmo jogador, três minutos depois, apareceu a responder a preceito a um cruzamento ao segundo poste de Szoboszlai, assinando assim Varga o golo da Hungria que poderia reabrir a discussão dp resultado final da partida.
Só que a Suíça não facilitou, conseguiu sempre tirar melhor partido das alterações impostas pelos dois selecionadores a partir dos bancos de suplentes e resolveu o jogo no derradeiro minuto.
Embolo recebeu uma bola a partir do seu próprio guarda-redes e, isolado em frente a Gulacsi, fechou o resultado em 3-1, num jogo que teve o aliciante acrescido de uma maior imprevisibilidade ao longo dos segundos 45 minutos, quando a Suíça manteve durante muito tempo a vantagem mínima no marcador.
Alemanha e Suíça lideram o Grupo A após a primeira ronda do Euro2024.