Derrotada pela Roménia no primeiro jogo disputado no Europeu na Alemanha, a seleção da Ucrânia conseguiu esta sexta-feira uma preciosa vitória sobre a Eslováquia que lhe dá três pontos e deixa tudo em aberto para a continuidade na competição para além da fase de grupos, circunstância para a qual a Ucrânia depende apenas de si mesma.
Com Trubin como titular entre os postes, ele que assinou uma excelente exibição, foi a Eslováquia a primeira a chegar ao golo, logo ao minuto 18′, por Schranz, que respondeu a preceito a um cruzamento de Haraslin ao segundo poste, cabeceando para o golo eslovaco que abriu a contagem. Só que a Ucrânia deu a volta ao jogo e, quem sabe, terá dado a volta à sua própria história neste Campeonato da Europa.
Na verdade, uma vitória da Eslováquia daria de imediato o apuramento para esta seleção e, ao mesmo tempo, colocaria a Ucrânia fora do caminho dos oitavos-de-final neste Euro2024. Só que, mesmo depois de estar a perder, a Ucrânia acordou para um resultado bem mais positivo, Trubin foi determinante para segurar os ímpetos ofensivos eslovacos, e lá na frente os atacantes da Ucrânia acabaram por marcar dois golos, um dos quais por um jogador bem conhecido dos portugueses, com os quais os ucranianos venceram esta partida e reentraram na discussão por um lugar nos oitavos-de-final desta competição.
Aos 54′ minutos, Shaparenko assinou o golo do empate, na sequência de uma assistência de Zinchenko, com um golo em que o guarda-redes Dubravka, da Eslováquia, nada pôde fazer. Depois, Yaremchuk, o antigo jogador do Benfica actualmente nos espanhóis do Valência, que entrou neste jogo já no segundo tempo, ao minuto 67′, quando o marcador registava já uma igualdade a um golo, acabou por decidir o jogo ao minuto 80′. Yaremchuk conseguiu isolar-se depois de receber um passe de Shaparenko e, frente a Dubravka, foi feliz no toque de bola para um golo decisivo.
A Eslováquia, que no primeiro jogo do Euro2024 no Grupo E surpreendeu a Bélgica passando a somar três pontos, acabou assim por permitir que também a Ucrânia passe a ter três pontos num grupo que prossegue amanhã, sábado, com o embate entre a Bélgica e a Roménia. Ficam para já três seleções com três pontos e apenas os belgas, tidos inicialmente como favoritos neste grupo E, surgem sem qualquer ponto, podendo corrigir essa situação no jogo de amanhã, sábado, frente aos romenos.
LusoGolo