Search
Close this search box.
240709-ESP-FRA-01

Espanha é o primeiro finalista do Euro2024

Num jogo em que a França ainda esteve a vencer, depois de um golo bem cedo no jogo logo aos nove minutos, por Kolo Muani, a Espanha deu a volta ao marcador, chegou à igualdade ao minuto 21′, num apontamento individual do miúdo Lamine Yamal, com um golaço indefensável para o guarda-redes francês Mike Maignan, e deu a volta ao marcador pouco depois, num remate de Dani Olmo ao minuto 25′, com a bola a ser tocada ainda por Koundé desviando-a para a baliza.

É certo que a UEFA atribuiu o golo a Dani Olmo, mas o desvio de Koundé foi determinante pelo que não admiraria se este fosse mais um dos muitos auto-golos que marcaram o presente Campeonato da Europa.

Com ou sem auto-golo, a Espanha acabou por vencer a França por 2-1, num jogo sempre muito disputado, com a seleção espanhola mais esclarecida no ataque face a uma França que procurou muitas vezes a inspiração de Killian Mbappé sem que este conseguisse os melhores espaços por entre os defesas da “La Roja”. Lamine Yamal foi claramente o homem do jogo, quer pelo golo brutal que apontou, virando com isso o jogo a favor da seleção espanhola, quer pela forma como procurou espaços para a entrada da sua equipa na área da baliza à guarda de Maignan.

Apesar disso, outros jogadores estiveram em plano de evidência como Jesus Navas, Nacho, Cucurella, Fabián Ruiz, Dami Olmo, o marcador do segundo golo espanhol, ou mesmo Álvaro Morata, que desgastou a defesa francesa, mantendo-a sempre que possível encostada à sua zona de baliza, num jogo em que nenhum dos dois conjuntos se pôde dar ao luxo de errar ou colocar o pé em ramo verde.

Na seleção francesa, que até entrou bem no jogo mas a quem faltaram soluções quando foi preciso correr atrás do resultado, Mbappé, já sem máscara de proteção para o rosto, foi um dos elementos em destaque, a par de Tchouaméni, Kanté, Theo Hernandez, Saliba e Koundé. Curiosamente, os jogadores franceses que mais ficaram na retina depois deste jogo acabaram por ser os do meio-campo e da defesa, o que deixa claro onde é que o jogo se desenrolou, com os espanhóis a insistirem no jogo ofensivo perante uma França que se viu obrigada muitas vezes a tapar os caminhos para a sua baliza, conseguindo defender mas sem encontrar, depois, as melhores soluções ofensivas.

Acabou assim o jogo da primeira meia-final do Euro2024 com a vitória espanhola por 2-1 perante a seleção gaulesa, sem precisar de ser jogado qualquer prolongamento, ficando agora a Espanha à espera do desfecho da outra meia-final, a disputar amanhã, quarta-feira, entre a Inglaterra e os Países Baixos, jogo do qual irá sair o outro finalista desta competição que termina no próximo domingo em Berlim.

LusoGolo

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!