Search
Close this search box.
ESP-ALE-03

Espanha elimina a Alemanha e segue para as meias-finais

Após 90 minutos que espanhóis e alemães empataram a um golo, com a formação da casa a conseguir empatar a partida à beira do final do tempo regulamentar, a Espanha voltou a conseguir marcar bem perto do final do jogo, com um bolo marcado brilhantemente por Mikel Merino, com um cabeceamento que não permitiu qualquer intervenção ao guarda-redes germânico Manuel Neuer. Merecidamente por aquilo que a Espanha conseguiu ao longo de 120 minutos, ‘La Roja’ garantiu o apuramento para as meias-finais perante a ‘Mannschaft’ e ficou a aguardar pela decisão do jogo entre Portugal e França para saber com quem irá disputar as meias-finais do Euro2024.

No primeiro tempo deste jogo sempre muito bem disputado, a Espanha esteve melhor do que a seleção da Alemanha, mas nenhuma das duas foramações conseguiu chegar ao golo pelo que o intervalo chegou com o nulo a prevalecer no marcador. Do primeiro tempo, porém, ficou na retina uma entrada muito feia de Kroos sobre Pedri, logo no arranque da partida, aos 8′ minutos, que retirou o médio espanhol do jogo e, soube-se entretanto, do Europeu. O selecionador espanhol Luís de la Fuente teve que mexer na sua formação e fez entrar no jogo Dani Olmo e este jogador viria a ser determinante para a história da partida, num jogo em que acabaria por ser nomeado o “Homem do Jogo”.

Sem golos nos primeiros 45 minutos, acabou assim por ser na etapa complementar que o jogo permitiu os golos, um para cada seleção o primeiro dos quais para a Espanha, justificando alguma superioridade sobre a equipa da casa. Lamine Yamal, o miúdo de 16 anos que surge como a grande promessa do futebol espanhol, à passagem do minuto 52′, fez um passe certeiro para a entrada da grande-área da Alemanha onde apareceu Dani Olmo em corrida a rematar de primeira, enviando a bola para junto do poste direito da baliza à guarda de Neuer.

O golo de Dani Olmo parecia ter resolvido a contenda deste jogo dos quartos-de-final do Europeu, mas a verdade é que também do lado alemão houve um elemento que começou o jogo no banco de suplentes que acabou por ser particularmente influente neste jogo. Florian Wirtz, médio ofensivo que alinha no Bayer Leverkusen, assistido por Kimmich a partir da linha de fundo com um passe atrasado para o meio da área espanhola, rematou a contento batendo Unai Simón e repondo a igualdade à beira do final do jogo, ao minuto 89′, levando o jogo para prolongamento e permitindo a festa entre o público alemão presente na Arena de Estugarda.

O prolongamento da partida manteve a mesma toada, com a Espanha a ter alguma supremacia mas com a Alemanha a conseguir ainda assim dar uma boa resposta e a construir oportunidades de golo. Sobre o final do primeiro tempo do prolongamento, Wirtz, de novo ele que já tinha marcado o golo do empate, tirou tinta ao poste da baliza da Espanha depois de um remate a partir do lado esquerdo do ataque germânico, com Unai Simón já batido a ver a bola passar.

Contudo, uma vez mais aplicou-se a máxima do futebol segundo a qual “quem não marca sofre” e acabou a Alemanha, depois de perder um golo que poderia ter permitido o triunfo para as cores germânicas, por ver a Espanha a celebrar o golo de Mikel Merino, outro suplente em que de la Fuente apostou ao minuto 80′ e que justificou a aposta do selecionador espanhol. Dani Olmo, uma vez mais a aparecer no jogo, já depois de ter feito o primeiro golo, agora com uma assistência para uma excelente elevação de Merino dentro da área da Alemanha, a cabecear para o 2-1 sem hipóteses de defesa para Neuer.

Merino assinou o 2-1, um resultado que permitiu a festa aos espanhóis que assim atiraram para fora do Europeu a seleção da Alemanha, com esta a perder a oportunidade de festejar perante o seu público uma conquista de um título para o qual era apontada como uma das grandes favoritas. Resta agora à Espanha aguardar pelo resultado do jogo que se realiza mais logo em Hamburgo, entre Portugal e a França, do qual sairá o outro semi-finalista para o Euro2024.

LusoGolo

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!