Search
Close this search box.
Cody Gakpo  seen celebrating after scoring goal with Xavi Simons during UEFA Euro 2024 Round of 16  game between national teams of Romania and Netherlands at Allianz Arena, Munich, Germany (Maciej Rogowski)

Países Baixos afastaram Roménia do Euro2024

Com uma vitória por 3-0 sobre a Roménia, a seleção neerlandesa garantiu esta terça-feira a qualificação para os quartos-de-final do Euro2024, num jogo bem disputado em que a formação vindo do leste europeu ainda tentou conseguir uma surpresa, acabando no entanto por ser batida pela turma dos Países Baixos que assim confirmou o seu favoritismo.

Curiosamente, a primeira oportunidade de golo foi construída pelos romenos, logo nos minutos iniciais da partida, mas a seleção outrora apelidada de “laranja mecânica” conseguiu assumir o jogo, fez o primeiro golo ainda na primeira metade do jogo, e fechou a discussão com mais dois golos na etapa complementar num jogo bem disputado mas em que triunfou a seleção que mais fez por isso.

Logo aos 20 minutos, Gakpo, avançado do Liverpool, deu conta da sua enorme qualidade ao abrir a contagem com um golo de belo efeito. Enfrentando o central romeno e apostando no duelo individual, Gakpo foi para cima do adversário pelo corredor esquerdo, fletiu para o meio à entrada da grande área e, com um remate cruzado, rematou de pé direito para um bonito golo que abriu a contagem para a seleção dos Países Baixos.

O mesmo Gakpo ainda fez um segundo golo para a sua seleção, ao minuto 65′, mas estava em posição irregular, pelo que o golo foi anulado. Acabou assim a formação neerlandesa por conseguir mais dois golos, ambos apontados por Malen, avançado que entrou no arranque do segundo tempo e que viria a deixar o seu bem marcado na história deste jogo com os dois golos que fecharam o resultado final.

Assim, ao minuto 83′, Gakpo, ele que já tinha marcado o golo inaugural da partida, acreditou num lance de insistência junto à linha final, não deixou que a bola saísse pela linha de fundo e, já quase junto ao primeiro poste da baliza romena e com dois adversários sobre si, conseguiu fazer uma assistência para Malen que, na pequena área e em frente à baliza, assinasse o 2-0.

Depois, já em cima do último minuto da partida, o mesmo Malen, agora num lance de crença individual, arrancou com a bola controlada junto à linha de meio-campo, avançou para a baliza, puxou a bola para o pé direito para o corredor central, ultrapassou um defesa romeno e, com um pontapé colocado, enviou a bola para o fundo da baliza à guarda de Florin Nita, guarda-redes romeno que alinha na liga turca.

Os Países Baixos venceram assim justamente por 3-0, afastou a Roménia desta competição e irá agora encontrar nos quartos-de-final o vencedor da partida a realizar ainda esta terça-feira entre a Turquia e a Áustria.

texto: Jorge Reis
fotos: Maciej Rogowski
LusoNotícias em Munique

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!