Com uma vitória por 3-0 sobre a Roménia, a seleção neerlandesa garantiu esta terça-feira a qualificação para os quartos-de-final do Euro2024, num jogo bem disputado em que a formação vindo do leste europeu ainda tentou conseguir uma surpresa, acabando no entanto por ser batida pela turma dos Países Baixos que assim confirmou o seu favoritismo.
Curiosamente, a primeira oportunidade de golo foi construída pelos romenos, logo nos minutos iniciais da partida, mas a seleção outrora apelidada de “laranja mecânica” conseguiu assumir o jogo, fez o primeiro golo ainda na primeira metade do jogo, e fechou a discussão com mais dois golos na etapa complementar num jogo bem disputado mas em que triunfou a seleção que mais fez por isso.




Logo aos 20 minutos, Gakpo, avançado do Liverpool, deu conta da sua enorme qualidade ao abrir a contagem com um golo de belo efeito. Enfrentando o central romeno e apostando no duelo individual, Gakpo foi para cima do adversário pelo corredor esquerdo, fletiu para o meio à entrada da grande área e, com um remate cruzado, rematou de pé direito para um bonito golo que abriu a contagem para a seleção dos Países Baixos.
O mesmo Gakpo ainda fez um segundo golo para a sua seleção, ao minuto 65′, mas estava em posição irregular, pelo que o golo foi anulado. Acabou assim a formação neerlandesa por conseguir mais dois golos, ambos apontados por Malen, avançado que entrou no arranque do segundo tempo e que viria a deixar o seu bem marcado na história deste jogo com os dois golos que fecharam o resultado final.




Assim, ao minuto 83′, Gakpo, ele que já tinha marcado o golo inaugural da partida, acreditou num lance de insistência junto à linha final, não deixou que a bola saísse pela linha de fundo e, já quase junto ao primeiro poste da baliza romena e com dois adversários sobre si, conseguiu fazer uma assistência para Malen que, na pequena área e em frente à baliza, assinasse o 2-0.
Depois, já em cima do último minuto da partida, o mesmo Malen, agora num lance de crença individual, arrancou com a bola controlada junto à linha de meio-campo, avançou para a baliza, puxou a bola para o pé direito para o corredor central, ultrapassou um defesa romeno e, com um pontapé colocado, enviou a bola para o fundo da baliza à guarda de Florin Nita, guarda-redes romeno que alinha na liga turca.
Os Países Baixos venceram assim justamente por 3-0, afastou a Roménia desta competição e irá agora encontrar nos quartos-de-final o vencedor da partida a realizar ainda esta terça-feira entre a Turquia e a Áustria.

