SCF-SCP-00

Gyokeres soma e Sporting segue com goleada sobre o Farense

Com uma exibição dominadora, fluída e convincente, o Sporting goleou o Farense no Estádio do Algarve, por 5-0, num jogo em que o sueco Viktor Gyokeres assinou o seu primeiro hat trick da presente época, com golos aos 27′, 42′ e 66′ minutos, tendo o Sporting garantido ainda mais dois golos no jogo apontados, um deles, na própria baliza por Lucas Áfrico, ao minuto 69′, e o último por Marcus Edwards, golo que fechou a contagem ao minuto 81′.

Sem deixar espaço para grandes atrevimentos por parte dos homens do Farense, que ao longo do jogo não conseguiram criar qualquer oportunidade flagrante de golo na baliza à guarda de Kovacevic, a equipa do Sporting acabou por garantir uma vitória tão justa quanto tranquila, e com esta um bom tónico para o próximo compromisso da equipa às ordens do técnico Rúben Amorim, que na próxima jornada terá que receber em Alvalade a formação do FC Porto.

Para este jogo, o técnico Rúben Amorim apresentou a equipa afinal antecipada por todos os analistas antes do jogo no Algarve. Para além do guarda-redes Kovacevic, foram titulares do Sporting nesta deslocação ao Algarve os centrais Eduardo Quaresma, Diomandé e Gonçalo Inácio, ainda os alas Geny Catamo e Geovany Quenda, os médios Morita e Daniel Bragança e ainda Pedro Gonçalves e Trincão no apoio ao avançado sueco Viktor Gyokeres.

Do lado do Farense, o técnico José Mota chamou a jogo o guarda-redes Ricardo Velho, uma primeira linha defensiva formada por Talys, Marco Moreno, Lucas Áfrico e Rivaldo, ainda uma linha de cinco médios formada por Cláudio Falcão, Neto, Gio, Belloumi e Marco Matias, alinhando Tomané como o homem mais adiantado do Farense com a missão de procurar surpreender a linha defensiva sportinguista e com isso poder violar as redes da baliza à guarda de Kovacevic.

Desde os primeiros minutos, porém, ficou claro que o domínio do jogo iria ser assumido pelo Sporting que garantiu sempre mais posse de bola com o seu jogo a ser feito quase sempre no meio-campo defensivo do Farense. Gyokeres, jogador apontado como a grande estrela do Sporting, não deixou os seus créditos em mãos alheias e rapidamente chegou aos golos, o primeiro dos quais aos 27 minutos, num lance em que, próprio de um ponta-de-lança, apareceu no momento certo no sítio certo a finalizar um lance que culminou com um remate de Daniel Bragança defendido por Ricardo Velho, surgindo Gyokeres a fazer a recarga para o golo.

Antes ainda do intervalo, ao minuto 38′, Lucas Áfrico desviou a bola com o braço dentro da área do Farense, o árbitro Tiago Martins de imediato assinalou a grande penalidade, e mesmo depois do VAR, Fábio Veríssimo, ter chamado o árbitro a rever o lance, deixando a ideia de que a primeira decisão poderia estar errada, a verdade é que Tiago Martins manteve a sua primeira decisão confirmando o castigo máximo. Chamado a converter o mesmo, Gyokeres aumentou a vantagem do Sporting para 2-0, resultado com que se atingiu o intervalo.

Com o início do segundo tempo, os dois técnicos, que fizeram reentrar as respectivas equipas com os mesmos elementos no jogo, acabando ainda assim por efectuar as primeiras alterações no primeiro quarto de hora da etapa complementar. Alex Millán e Dario entraram assim no jogo por troca com Marco Matias e Tomané do lado do Farense, enquanto que no Sporting o jovem Geovany Quenda dava o seu lugar a Nuno Santos, com este a integrar de novo o onze leonino, ultrapassada a lesão que o afectou e que foi contraída neste mesmo relvado do Estádio do Algarve durante a pré-época.

E foi já com aqueles jogadores em campo que Viktor Gyokeres, sempre ele assumiu um lance de ataque em zona frontal à baliza do Farense, entrando na área da turma algarvia e rematando de pé esquerdo, batendo Ricardo Velho e assinando o hattrick, dissipando qualquer dúvida que ainda pudesse existir quanto ao desfecho do resultado final. O Sporting justificava plenamente a vantagem, e alargou-a três minutos depois, ao minuto 69′, num lance em que Nuno Santos efectuou um cruzamento tenso e potente a partir do lado esquerdo para o interior da área do Farense. Gyokeres aparecia ao segundo poste, mas a bola acabou por ser interceptada por Lucas Áfrico que a desviou para dentro da sua própria baliza, sem que Ricardo Velho pudesse fazer nada para evitar o 4-0.

Com o jogo resolvido, os dois técnicos ainda operaram mais algumas alterações nas respectivas equipas, com Rúben Amorim a dar tempo de jogo a Debast e Marcus Edwards mas também a Essugo e Matheus Reis, enquanto que do lado do Farense entrava Filipe Soares. O jogo, porém, ainda viria a sofrer uma derradeira alteração no marcador, ao minuto 81, com um golo marcado pelo inglês Marcus Edwards, numa jogada individual iniciada ainda antes da linha de meio-campo. Edwards foi por ali fora, ultrapassou três adversários e, já dentro da área, conseguiu deixar a defesa algarvia atrás de si para, sozinho em frente a Ricardo Velho, fez o quinto golo com que fechou o resultado neste jogo no Estádio do Algarve.

O Sporting avança agora para o jogo do próximo fim de semana referente à quarta jornada com o FC Porto, uma ronda na qual o Farense terá que se deslocar ao terreno do Nacional da Madeira. Nota final para a prestação do sportinguista Viktor Gyokeres, sem dúvida o homem do jogo, não só pelos três golos que apontou mas como pela forma como catapultou o futebol do Sporting para uma qualidade ofensiva superlativa. Mais atrás, no meio campo, outro destaque poderá e deverá ser dado a Morita, ele que foi um verdadeiro maestro no comando das operações da equipa de Rúben Amorim.

LusoGolo

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

  • O cessar-fogo é possível e deveremos passar a negociações diplomáticas (35%, 6 Votes)
  • A Rússia só irá parar quando provocar a NATO para um conflito global (24%, 4 Votes)
  • Vai prosseguir a guerra convencional com milhares de mortos de ambos os lados (18%, 3 Votes)
  • A Ucrânia vai acabar por resistir e obrigar a Rússia à retirada (12%, 2 Votes)
  • A Rússia vai ocupar a Ucrânia e impor um governo fantoche neste país (12%, 2 Votes)

Total Voters: 17

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!