GUxxDzzW0AAY36g

Novo FC Porto entra a (con)vencer na I Liga

Com um primeiro golo apontado por Galeno de grande penalidade, à passagem da meia-hora de jogo, e mais dois golos na etapa complementar, ao minuto 59′ por Iván Jaime e ao minuto 70′, uma vez mais de grande penalidade, agora convertida por Dani Namaso, o FC Porto concretizou uma entrada perfeita no campeonato da I Liga referente à época 2024-2025 que agora começa, com um triunfo pro 3-0 no Estádio do Dragão frente ao Gil Vicente.

Ainda sem contar com elementos como Evanilson, Tony Martinez ou Francisco Conceição, o FC Porto alinhou com Diogo Costa na baliza, Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio e Galeno na linha defensiva, ainda Eustáquio e Varela, aparecendo mais adiantados Gonçalo Borges, Nico e Iván Jaime com Dani Namaso como ponta-de-lança.

Do lado do Gil Vicente, orientado interinamente por Carlos Cunha, ele que assumiu para este jogo o lugar de Tózé Marreco ainda antes da chegada de Bruno Pinheiro, o novo técnico principal da turma de Barcelos, a equipa entrou em campo com o guarda-redes Andrew, uma linha de quatro defesas formada por Zé Carlos, Rúben Fernandes, Jonathan Buatu e Cruz, três homens no meio-campo, nomeadamente Gbane, Maxime Dominguez e Fujimoto, sobrando para as acções ofensivas Touré, Aguirre e Félix Correia.

Com as duas equipas colocadas sobre o relvado do Estádio do Dragão, rapidamente se percebeu que o FC Porto teria todas as condições para vencer este jogo e somar os primeiros três pontos do campeonato, isto porque o Gil Vicente raramente conseguiu importunar Diogo Costa, num jogo em que a velocidade de execução do FC Porto era bem mais elevada, justificando a vantagem no marcador que passou a verificar-se à passagem da primeira meia-hora do encontro.

Com o VAR a chamar o árbitro em cima do minuto 30, depois de um lance em que o gilista Buatu quis impedir o remate de Nico Gonzalez, o juiz da partida percebeu que o defesa do Gil Vicente cortou a bola com o braço, havendo por isso motivos para o assinalar de uma grande penalidade. Chamado a converter o castigo máximo, Galeno rematou a bola para o lado direito do guarda-redes Andrew, este ainda tocou na bola mas não conseguiu evitar o golo e o FC Porto adiantou-se no marcador.

Já no segundo tempo, o FC Porto manteve o domínio do jogo, justificando por absoluto o triunfo por uma vantagem que dilatou com mais dois golos, ao minuto 59′, com Iván Jaime a responder assertivamente a um cruzamento a partir do lado esquerdo numa assistência de Gonçalo Borges que terminou no 2-0 apontado por Jaime, jogador que está a começar da melhor forma esta época em que está de regresso ao grupo de trabalho do FC Porto.

Pouco tempo depois, ao minuto 70, Nico Gonzalez foi derrubado dentro da área pelo guarda-redes Andrew, num lance que não deixou dúvidas relativamente à marcação de nova grande penalidade pelo árbitro Fábio Veríssimo, ele que neste caso nem sequer precisou de consultar o VAR. Chamado a converter o castigo máximo, Namaso bateu a grande penalidade permitindo o 3-0 para o FC Porto, o resultado que acabou por ser definitivo neste primeiro jogo do FC Porto e Gil Vicente referente ao campeonato da I Liga para a presente época de 2024-2025.

Sobre o minuto 78′, Sandro Cruz viu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho, deixando o Gil Vicente reduzido a 10 unidades e sem grandes condições para correr atrás de uma desvantagem de três golos. Uma curiosidade em relação a esta expulsão, foi a quinta consecutiva em equipas que defrontaram o FC Porto em jogos do campeonato da I Liga.

Sob o comando do técnico Vítor Bruno, o FC Porto entrou assim da melhor forma na nova época, conseguindo a segunda vitória consecutiva, agora contra o Gil Vicente por 3-0, depois de ter batido o Sporting no jogo da Supertaça Cândido de Oliveira em que os dragões venceram por 4-3 depois de terem estado a perder por 3-0 no Estádio de Aveiro.

Na segunda jornada da I Liga, o FC Porto irá jogar fora de casa, na sexta-feira nos Açores, no terreno do Santa Clara. Já o Gil Vicente irá poder jogar perante o seu público, em Barcelos, também na próxima sexta-feira na recepção ao AVS.

LusoGolo

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!