SCP 3-1 Rio Ave 0063

Sporting entra a vencer em Alvalade (3-1) no campeonato da I Liga

No Estádio de Alvalade, frente ao Rio Ave, o Sporting garantiu esta sexta-feira o primeiro triunfo na jornada inicial do campeonato da I Liga referente à nova temporada de 2024-2025. Com dois golos de Pedro Gonçalves e um apontado pelo sueco Viktor Gyokeres, o conjunto leonino às ordens de Ruben Amorim entrou muito bem no jogo, conseguiu tirar o melhor partido das falhas da equipa de Vila do Conde, mas, curiosamente, a exemplo do que aconteceu no jogo da Supertaça frente ao FC Porto, o conjunto leonino acusou algumas falhas defensivas e acabou por sofrer um golo já na fase final do jogo, apontado por Clayton, o melhor golo do jogo num remate em arco pelo jogador do Rio Ave sem dar hipótese de defesa ao guarda-redes Kovacevic.

Para esta partida, Rúben Amorim escalou um “onze” com apenas uma alteração relativamente à equipa que fez alinhar frente ao FC Porto há uma semana, apostando desta vez no central Diomandé ao mesmo tempo que deixou no banco Zeno Debast. À frente do guardião Kovacevic e para além de Diomandé, jogaram ainda Eduardo Quaresma e Gonçalo Inácio, surgindo uma linha média formada por Geny Catamo, Morita, Hjulmand e Quenda, aparecendo na frente Pedro Gonçalves e Trincão no apoio a Gyokeres.

Já do lado do Rio Ave, Luís Freire, o técnico da turma de Vila do Conde, apostou numa equipa com Jhonatan como guarda-redes, Miguel Nóbrega, Renato Pantalon e Aderllan Santos numa linha de três centrais, ainda João Novais, Amine, Olinho e João Graça no meio-campo, tendo jogado ainda Clayton, Tiago Morais e Vrousai como os elementos mais adiantados no conjunto visitante neste jogo em Alvalade.

“Bis” de Pedro Gonçalves

Com estes “onzes”, foi o Sporting a formação que entrou melhor no jogo, justificando em absoluto o primeiro golo apontado por Pedro Gonçalves logo aos seis minutos. Jogando com velocidade e apresentando qualidade no seu futebol, a equipa de Alvalade rondava a baliza do Rio Ave com algum perigo e acabou mesmo por fazer o 2-0, uma vez mais por Pedro Gonçalves, ao minuto 27, um verdadeiro golaço a aproveitar um erro do guarda-redes Jonathan.

Pote recuperou a bola e, perante o posicionamento adiantado do guarda-redes vilacondense, apostou num chapéu perfeito com a bola a ir entrar junto à malha lateral num golo que fica desde já como candidato, pelo menos a golo da jornada, podendo ficar entre os melhores golos do campeonato que ainda agora está a começar.

Até ao intervalo não voltaram a surgir situações de golo, recolhendo as duas equipas com o Sporting a vencer por 2-0, um resultado plenamente justo perante aquilo que as duas equipas tinham feito até então em Alvalade. Kovacevic recolheu aos balneários sem ter feito uma única defesa na sua baliza, o que deixava claro o domínio que o Sporting tinha conseguido na partida.

Gyokeres também faturou

Para o segundo tempo, o Sporting manteve a mesma toada do jogo que tinha conseguido até ao intervalo, e não terá causado grande admiração a quem estava a acompanhar o jogo que a turma leonina chegasse ao 3-0, ao minuto 63′, naquele que foi o primeiro golo da presente época para o sueco Viktor Gyokeres, ele que surgiu neste jogo menos impetuoso mas nem por isso menos influente comparativamente com a forma como jogou na última época antes de ter sido operado ao joelho, uma intervenção cirúrgica da qual o sueco parece claro estar completamente recuperado.

Com o Sporting a vencer por 3-0, e já depois do Rio Ave ter feito uma primeiro alteração no seu onze no início do segundo tempo, quando foi chamado ao jogo João Tomé para o lugar de Tiago Morais, Luís Freire voltou a mexer no seu onze, apostando ao minuto 65′ em Kiko Bondoso e Patrick William para as saídas de João Graça e Aderllan Santos. Do lado do Sporting, Ruben Amorim respondia com a saída de Pedro Gonçalves, o autor dos dois primeiros golos do Sporting neste campeonato que começou com este jogo, para dar o seu lugar a Mateus Fernandes.

A um quarto de hora do fim voltaram a ser feitas algumas mudanças na equipa do Sporting, com as entradas de Daniel Bragança, Marcus Edwards e Matheus Reis por troca com Hjulmand, Trincão e Geny Catamo, passando Dani Bragança a envergar a braçadeira de capitão dos leões. Do outro lado, na turma do Rio Ave, as apostas passaram a ser feitas em Vítor Gomes e Aguilera, para as saídas de Pohlmann e Oudrhiri ao minuto 82′, num jogo que o Sporting continuava a dominar, justificando a vantagem de três golos no marcador.

Clayton mostrou fragilidade
defensiva do Sporting

Curiosamente, quando nada o faria prever, o Sporting viria a terminar o jogo a defender e acusando algum nervosismo afinal inexplicável para quem tinha construído um bom resultado. O problema para a turma de Alvalade chamou-se Clayton, jogador que, num lance de iniciativa individual, tirou dois adversários da sua frente e rematou em arco para o fundo da baliza de Kovacevic, num golo que os jogadores do Sporting sentiram de uma forma evidente.

Afinal, no lance seguinte, o Rio Ave voltou a andar perto da baliza de Kovacevic e a equipa leonina, tal como os seus adeptos, depois do que se passou no jogo com o FC Porto referente à Supertaça Cândido de Oliveira, quando os dragões passaram de uma desvantagem de 0-3 para um triunfo por 4-3, acusaram nervosismo e ansiedade, num jogo “acalmou” quando o miúdo Rodrigo Ribeiro enviou a bola ao ferro da baliza do Rio Ave, passando uma mensagem clara para o universo sportinguista que aquele jogo estava resolvido e a favor do campeão nacional em título.

O Sporting entrou assim da melhor forma neste campeonato da I Liga referente à época de 2024-2025, com uma vitória sobre o Rio Ave por 3-1, num jogo em que ficou como a única mancha na boa exibição leonina o facto de ter consentido um golo na baliza de Kovacevic quando, em termos práticos, o domínio dos acontecimentos foi quase total por parte do Sporting que teve todas as condições para conseguir uma vitória limpa perante o Rio Ave.

fotos: Luís Moreira Duarte

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!