Num jogo mito difícil para o Sporting de Braga, em que ao minuto 88 ainda se encontrava a perder, em casa, no Municipal de Braga (0-1) frente aos israelitas do Maccabi Tel Aviv, Bruma foi o salvador dos guerreiros do Minho com golos aos 88′ e aos 90’+05′, este último na transformação de uma grande penalidade por mão na bola de Shlomo, em resposta a um remate de Roberto Fernández à baliza do conjunto israelita, um lance visto pelo VAR que o juíz da partida reconsiderou e marcou o castigo máximo que não tinha marcado num primeiro momento.
Quando poucos ainda acreditariam que o Sp. Braga conseguiria dar a volta a um jogo em que foi sempre incapaz de se superiorizar ao Maccabi, o conjunto minhoto acabou levado às costas por Bruma na fase final da partida, ele que arrancou a ferros uma importante vitória para a turma bracarense no seu terreno nesta estreia na Liga Europa.
Curiosamente, já depois do Braga estar a vencer por 2-1, o conjunto israelita acabou por ficar reduzido a nove unidades, com as expulsões de Kanichowsky e Asante, aos 90’+09′, terminando o jogo logo depois, para alívio do técnico Carlos Carvalhal e dos seus jogadores, mas também dos adeptos bracarenses que acabaram por assistir a uma exibição que não terá convencido, e em que o resultado foi francamente melhor do que a prestação dos guerreiros do Minho.
Para este jogo, Carvalhal apresentou um onze com Matheus na baliza, Victor Gomez, João Ferreira, Niakaté e Yuri Ribeiro na defesa, André Horta e Vítor Carvalho no “miolo”, ainda Guitane, Ricardo Horta e Bruma, com El Ouazzani como o homem mais adiantado.
A verdade é que as coisas não pareciam querer funcionar com este “onze” e acabou mesmo por ser a turma israelita a fazer o primeiro golo depois de Matheus ter travado dentro da área bracarense o médio Dor Peretz. Chamado a converter a grande penalidade, Davidzada rematou para um lado enquanto Matheus se atirou para o lado contrário, permitindo que o Maccabi Tel Aviv se adiantasse no marcador.
Acabou assim por ser Bruma a resolver uma partida que esteve particularmente complicada para o Sporting de Braga, isto depois desta mesma equipa bracarense ter perdido no último jogo realizado na Pedreira para o campeonato da I Liga, para o grande rival dos bracarenses, o Vitória, na quinta jornada, quando o conjunto vimaranense venceu por 2-0 em casa do Braga.
Agora, depois do susto, Bruma agarrou o jogo e inverteu o resultado com dois golos sobre o final da partida, permitindo aos pupilos de Carlos Carvalhal acumular os três pontos nesta competição da UEFA e poderem encarar o próximo compromisso, domingo, às 20h30 em casa com o Rio Ave, claramente com outro ânimo e confiança.
Nota para o descontrolo emocional dos homens do Maccabi Tel Aviv no final da partida, com a turma israelita a ver perder por entre os dedos uma vitória que parecia certa nos últimos minutos, e porventura pior do que isso a perder dois jogadores para o próximo compromisso da UEFA, isto porque Kanichowsky e Asante viram o segundo amarelo e consequente vermelho, estando impedidos de alinhar no próximo jogo da turma israelita para a Liga Europa.