Botafogo-AtlMineiro-01

Botafogo de Artur Jorge venceu a Libertadores em noite épica

Em jogo disputado numa noite que ficará marcada para a história do futebol brasileiro, o Botafogo, sob o comando do treinador português Artur Jorge, conquistou de forma brilhante a Taça Libertadores de 2024, levando de vencida o Atlético Mineiro, por 3-1, duas equipas brasileiras que disputaram esta final da Libertadores no Estádio Monumental de Buenos Aires, da Argentina. Naquele que foi um duelo eletrizante, o ”Fogão”, que ficou reduzido a 10 unidades logo aos 30 segundos da partida, venceu por 3-1 e levantou pela primeira vez o tão sonhado troféu, permitindo a mais um treinador português, Artur Jorge, a conquista da Taça Libertadores, o mais importante troféu do futebol sul-americano, já antes conquistado por Jorge Jesus ao serviço do Flamengo e também por Abel Ferreira no comando do Palmeiras.

A conquista agora do Botafogo representa um marco histórico para o clube carioca, um clube de tradição e paixão que finalmente conseguiu alcançar o ápice do futebol sul-americano. A campanha do Fogão foi marcada por uma campanha consistente, com um futebol ofensivo e eficiente, que encantou os adeptos e deixou os adversários atónitos. Artur Jorge, o técnico português que comandou o Botafogo nesta conquista, foi o grande arquiteto da campanha vitoriosa do clube carioca, dando conta de uma experiência e visão de jogo que se revelaram determinantes para conseguir extrair o máximo potencial dos seus jogadores, montando uma equipa equilibrada e competitiva, mesmo reduzida a 10 unidades como aconteceu nesta partida. A capacidade de adaptação tática e a forte liderança de Artur Jorge foram fundamentais para o sucesso do Botafogo.

Esta final da Libertadores foi assim um espetáculo totalmente à parte em que o Botafogo começou da pior parte, a ficar privado do concurso de Grégore por falta duríssima sobre Fausto Vera que só podia ser sancionada mesmo com o vermelho direto. Só que esta contrariedade não partiu a equipa do Botafogo que, ao invés, conseguiu encontrar o seu jogo numa equipa ainda mais unida, tendo encontrado forças para conseguir dois golos ainda no primeiro tempo, aos 35 minutos por Luiz Henrique, e pouco depois, aos 44 minutos, pelo ex-FC Porto Alex Telles, na transformação de uma grande penalidade favorável ao Botafogo.

O Atlético Mineiro buscou a reação, a equipa carioca procurou controlar o jogo, mas os mineiros acabaram por fazer o seu golo no arranque do segundo tempo, aos 47′ minutos, por Eduardo Vargas num cabeceamento certeiro. O golo poderia permitir que o Atlético Mineiro partisse para cima do Botafogo, mas este conseguiu segurar a vantagem e controlar o jogo até bem perto do final da partida. Hulk, avançado bem conhecido do futebol português e do FC Porto onde jogou, foi o elemento dos mineiros que mais fez para que a sua equipa conseguisse chegar ao empate, mas no último lance do jogo foi mesmo o Botafogo a carimbar a vitória, com um golo apontado por Júnior Santos, fechando um triunfo que levou Artur Jorge a entrar no relvado em lágrimas nos festejos deste triunfo.

John Textor investiu no Botafogo… e ganhou!

A conquista da Libertadores abre assim um novo capítulo na história do Botafogo, clube que agora se poderá preparar para disputar o Mundial de Clubes, onde terá a oportunidade de enfrentar os melhores conjuntos do mundo, entre eles o Benfica e o FC Porto em representação do futebol português. A conquista da Libertadores pelo Botafogo é assim um marco histórico também para o futebol brasileiro, em face da importância que esta competição possui para todo o futebol sul-americano, tendo a equipa sob o comando de Artur Jorge dado conta de um futebol de alto nível, justificando esta conquista.

Fica ainda a curiosidade do Botafogo ter sido um dos clubes em que o empresário John Textor apostou de uma forma muito forte, isto depois deste mesmo empresário norte-americano ter tentado adquirir uma larga fatia da SAD do Benfica no futebol português, numa altura em que o clube da Luz ainda era presidido por Luís Filipe Vieira, uma operação financeira que os adeptos do Benfica recusaram e que não chegou a ir adiante, tendo Textor avançado para outros clubes, nomeadamente o carioca Botafogo.

Lusonotícias

Sondagem

Qual a sua convicção pessoal relativamente ao curso da guerra na Ucrânia?

View Results

Loading ... Loading ...

Rádio LusoSaber

Facebook

Parcerias

Subscreva a nossa Newsletter

Inscreva-se para receber nossas últimas atualizações na sua caixa de entrada!